Em 2017, a Câmara Municipal de Loulé está a apostar fortemente numa vasta oferta formativa na área desportiva que vai ao encontro do “Compromisso com o Desporto” assumido pela Autarquia.
Assim, no dia 22 de abril, das 18h00 às 21h00, tem lugar em Loulé, uma formação creditada pelo IPDJ, de componente específica (futebol): “Ser Treinador no Campeonato Nacional – Métodos e Exigências”
A diferença competitiva presente nos campeonatos distritais e nacionais é evidente, quer pela qualidade superior dos jogadores que neles competem, quer igualmente pelos treinadores que dão o seu contributo na condução de treinos e jogos. Apesar desta mesma diferença, desde há uns tempos a esta parte, ter vindo a ser mitigada ao nível técnico e até dos jogadores que se apresentam nos clubes, ainda existem diferenças consideráveis entre competições. Neste sentido surge a necessidade de perceber o que os distingue, porque são distintos na prática e perceber como se trabalha neste nível competitivo em contraste com a competição e treino nos campeonatos distritais de futebol. Diferenças estas quer ao nível de tempo e espaço de treino, métodos e análises e ainda no pensar de um modelo de jogo e de jogador.
Esta iniciativa destina-se a diretores e coordenadores técnicos futebol, treinadores de futebol profissionais/amadores, professores Educação Física e Desporto, estudantes de Ciências do Desporto e demais interessados. A presente ação será ministrada em contexto e sala de aula (teórica).
O programa da formação será composto por três partes distintas: Observação e análise de treino e jogo; Processo de treino/Estrutura e conteúdo; Aplicação prática/Exercício de treino.
A presença na formação, organizada pela Autarquia, em estreita parceria com a Sapienta, atribui 0,6 Créditos para a renovação da cédula de treinador.
Para mais informações ou inscrição, os interessados devem aceder à área “conhecimento e memória” no site www.louledesporto.com
A Autarquia de Loulé dá, assim, continuidade ao trabalho realizado nesta área, transformando o Concelho de Loulé numa referência no que concerne a formações, num “espaço” de conhecimento, partilha de saberes e experiências com vista a uma construção progressiva da qualificação profissional dos agentes associativos.Fonte: GECI da CM de Loulé