Escolas do Distrito de Faro já recolheram toneladas de Resíduos

0
233
Escolas Depositrao Distrito Faro 1

As escolas do Distrito de Faro já recolheram mais de 8 toneladas de resíduos. EB1 de Cabanas de Tavira em 2º lugar no ranking de recolhas da 9.ª Edição da Geração Depositrão.

  • Todas as toneladas recolhidas serão convertidas num donativo a entregar à Operação Nariz Vermelho

08 de maio de 2017 – As escolas do distrito de Castelo Branco que participam na 9ª. Edição da Geração Depositrão já recolheram mais de 8 toneladas de resíduos eletrónicos e pilhas em fim de vida, que serão traduzidas num donativo a entregar à Operação Nariz Vermelho, aliando a responsabilidade ambiental à social.

O donativo será atribuído no final do ano letivo e utilizado nas visitas dos Doutores Palhaços a 14 hospitais pediátricos, distribuídos pelo país.

A nível nacional, as escolas já encaminharam para reciclagem mais de 254 toneladas de resíduos como máquinas de lavar, frigoríficos, televisões, equipamentos de informática, pequenos domésticos, lâmpadas economizadoras ou pilhas/baterias portáteis, entre outros exemplos.

O top da tabela é liderado pelas escolas: EB23 Damião de Odemira (Beja), com mais de 9500kg; EB1 de Cabanas de Tavira (Faro) e EB1 de Loução–Venade (Viana do Castelo) que ultrapassaram os 7000kg; EBI/S Cardeal Costa Nunes (Região Autónoma dos Açores) que somou mais de 6600kg; e EB23 João Franco (Castelo Branco), que reuniu cerca de 5800kg.

Com mais uma fase de recolhas prevista para o final do ano letivo, o balanço nacional dos dois períodos anteriores é bastante positivo, já que reflete um crescimento de 42%.

As escolas e entidades Geração Depositrão firmam o seu compromisso com o ambiente e a sociedade, assegurando o tratamento das substâncias nocivas que compõem estes resíduos e a obtenção de matérias-primas através da sua reciclagem, ao mesmo tempo que contribuem para o trabalho da Operação Nariz Vermelho. 

Atualmente, participam cerca de 900 escolas e entidades parceiras, o que corresponde ao envolvimento de mais de 420 mil alunos e 44 mil professores nesta missão.

Esta campanha da ERP Portugal é implementada em parceria com a ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa), através do Programa Eco-Escolas, e conta com o apoio das marcas LG, Orima, Pingo Doce, Science4You e Worten.

Sobre a ERP Portugal

A ERP Portugal pertence a uma plataforma pan-Europeia, European Recycling Platform (ERP), fundada em dezembro de 2002. Esta plataforma tem uma quota de mercado entre 12% e 35% e já recolheu mais de 2,6 milhões de toneladas de REEE (Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos) na Europa. A 27 de abril de 2006, através de um despacho conjunto emitido pelo Ministério da Economia e Inovação e pelo Ministério do Ambiente e Ordenamento do Território, obteve a licença para exercer a atividade de Gestão de REEE, em Portugal. A licença para fazer a gestão de Resíduos de Pilhas e Acumuladores (RP&A) Portáteis e Industriais Incorporáveis em Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (EEE) foi atribuída pelo Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território, através do despacho nº 3862/2010, de 3 de março. A ERP assume como missão assegurar a implementação mais rentável de um Sistema de Gestão de REEE e RP&A, para o benefício dos seus utentes e empresas, dando lugar a oportunidades de negócio e vantagens competitivas. A ERP já está a operar nos seguintes países: Alemanha, Áustria, Dinamarca, Eslováquia, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Irlanda, Itália, Noruega, Polónia, Portugal, Reino Unido, Suécia e Israel. Mais informação em www.erp-recycling.pt ou www.facebook.com/erp.portugal

Sobre a Operação Nariz Vermelho

A Operação Nariz Vermelho (ONV) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem vínculos políticos ou religiosos, que promove semanalmente visitas de Doutores Palhaços às enfermarias pediátricas de 14 hospitais do país.Tendo como principal objetivo transformar momentos, tornando mais alegre a vivência das crianças hospitalizadas e dos seus familiares, a ONV existe oficialmente desde 2002 e conta atualmente com uma equipa de 22 Doutores Palhaços e 9 profissionais nos bastidores.A ONV visita por ano mais de 40 000 crianças e já conta com vários prémios no seu portefólio. Em 2005 a ONV foi distinguida com o prémio Serviços Sociais, atribuído pelo Hospital do Futuro, o Diploma de Reconhecimento de Mérito pela Ordem dos Médicos e, em 2009, recebeu pelas mãos da Assembleia da República o Prémio de “Direitos Humanos”.Escolas Depositrao Distrito Faro 1

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui