Algarve recebe competição de Futebol sub-12

0
217

Única competição mundial de futebol sub-12 homologada pela FIFA está de volta para realizar sonhos dos mais novos.

  • Em 2017, o torneio Danone Nations Cup em Portugal associa-se à reconhecida ‘Copa do Guadiana’ para encontrar equipa vencedora que vai disputar final nos EUA;
  • Competição decorre entre 25 e 30 de junho, no Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António, e conta com 220 equipas;
  • Equipa vencedora de sub-12 (escalão 2005) irá representar Portugal na fase mundial do Danone Nations Cup, que se realiza em Nova Iorque em setembro.

Lisboa, 23 de junho de 2017 – Aproxima-se o dia que vai mudar a vida de várias crianças portuguesas cuja paixão é o futebol. É já a 30 de junho que será conhecida a equipa de futebol sub-12 que vai representar Portugal no campeonato mundial Danone Nations Cup 2017, a realizar-se em setembro, em Nova Iorque.

O campeonato mundial de futebol sub-12 Danone Nations Cup, o único mundialmente reconhecido pela FIFA neste escalão, volta a desafiar os mais novos a correrem pelos seus sonhos – #believeinyourdreams – com mais uma edição que, este ano, apresenta novidades ao nível da organização e apuramento das equipas.

Em 2017, o DNC associa-se à quinta edição da ‘Copa do Guadiana’, um dos principais e mais reconhecidos campeonatos de futebol infantil que se realizam anualmente no nosso país, e vai reunir, entre os dias 25 e 30 de junho, mais de 220 equipas, de Trás-Os-Montes ao Algarve, incluindo Madeira e Açores. São esperadas localmente cerca de 6.000 pessoas, entre jogadores, equipas técnicas, familiares e espetadores.

Fair play, convivência, respeito e entusiasmo – estes são os valores defendidos pelo Danone Nations Cup, um evento inspirado pela emoção partilhada da Taça do Mundo FIFA de 1998, que a DANONE patrocinou, e pela união que a paixão do futebol gera.

A Copa do Guadiana, que resulta de um protocolo entre Portugal e Espanha com jogos distribuídos entre Vila Real de Santo António e Ayamonte, inicia-se no domingo, 25 de junho, com uma cerimónia de abertura. Entre os dias 26 e 29 realizam-se as fases de apuramento das equipas e, a 30 de junho, será conhecido o vencedor de cada um dos 9 escalões em competição.

O Escalão 2005, que contempla 32 equipas de futebol sub-12, terá a chancela da Danone Nations Cup Portugal, dando ao clube vencedor deste escalão a oportunidade de disputar a final mundial da Danone Nations Cup 2017 em setembro, em Nova Iorque. À semelhança do que aconteceu com Os Belenenses, em 2016, esta será uma experiência inesquecível para as crianças que terão a oportunidade única de tornar um sonho realidade, jogando numa competição internacional.

Rita Freitas, responsável pelo Danone Nations Cup em Portugal, revela: “este ano optámos por nos associar à Copa do Guadiana, integrando assim a fase de apuramento nacional do DNC num dos torneios mais importantes e reconhecidos do futebol infantil em Portugal que contempla o escalão sub-12. Entendemos que é uma forma de criar sinergias, uma vez que a Copa do Guadiana tem uma competição muitíssimo similar à que normalmente realizamos em Portugal e partilha dos mesmos valores do DNC: fair-play, espírito de equipa, respeito mútuo, crescimento e, claro, diversão. Com esta parceria, acreditamos que este ano vamos conseguir fazer chegar estes valores a mais crianças e jovens”.

Criado em 2000, o Danone Nations Cup é o maior torneio de futebol internacional para crianças entre os 10 e os 12 anos. Desde Inglaterra a Guatemala, da China ao México, 40 países participam todos os anos na realização dos sonhos de cerca de 2,5 milhões de crianças.

A equipa de futebol sub-12 Os Belenenses, que venceu a fase nacional do Danone Nations Cup em 2016 e foi disputar a final mundial que decorreu no Stade de France, em Paris.

Sobre o Campeonato DANONE NATIONS CUP

Inspirado pelo entusiasmo gerado em França no Campeonato do Mundo de 98, o Grupo Danone decidiu criar o seu próprio torneio internacional de futebol: Danone Nations Cup. É a maior competição mundial de futebol para crianças de 10 a 12 anos (categoria sub12). Um dos principais valores do torneio é o fair play, sendo que o objetivo principal desta competição é que os jogadores jovens possam aprender o que significa o respeito e a dignidade, tanto na vitória e na derrota.

Em 15 anos foram quase 2,5 milhões de crianças que tentaram anualmente a sua sorte e participaram nas competições regionais e nacionais Danone Nations Cup antes de partirem para a grande final mundial. As subsidiárias da Danone, em colaboração com as federações e os Ministérios da Educação e do Desporto, organizam em 32 países as diferentes fases do torneio nacional. Mais de 34.000 escolas e 11.000 clubes em todo o mundo participam no DNC.

Nos últimos 10 anos, Zinedine Zidane tem apoiado mundialmente este torneio e presta especial atenção à qualidade do jogo e ao fair play.

O DANONE NATIONS CUP conquistou o seu lugar como um evento legítimo e os seus regulamentos foram aprovados pela FIFA. Hoje goza de uma reputação sólida no seio do futebol profissional e das instituições envolventes.

Fonte: IPSIS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui