Está de volta o maior festival de folclore do Sul de Portugal. O FOLKFARO promete inundar a cidade de Faro e muitas outras localidades algarvias, com o colorido das músicas e danças do mundo, de 19 a 27 de Agosto.
Trata-se de uma organização anual do Grupo Folclórico de Faro, que conta com o apoio principal do Município de Faro e que vai já na sua 15ª edição. Estarão representadas as músicas, danças e trajes de povos de diferentes continentes, através de grupos provenientes de sete nações. Mais de trezentos participantes, entre bailadores e músicos, irão mostrar a riqueza das tradições populares das suas terras.
“Povos, Culturas e Tradições!…” é precisamente o lema da edição de 2017. Os grupos participantes foram selecionados entre mais de uma centena de propostas recebidas pela organização, estando confirmadas as presenças de:
- BULGÁRIA – Folk Ensemble Madara (Shumen)
- CAZAQUISTÃO – Ensembles Murager e Inju Marzhan (Atyrau)
- COSTA RICA – Grupo Folklórico Costa Rica (Asserri)
- ITÁLIA – Gruppo Gergent (Sicília)
- MÉXICO – Ballet Folklórico de Orizaba (Orizaba)
- POLÓNIA – Ensemble Warszawianka (Varsóvia)
Para além dos grupos internacionais, também as tradições portuguesas estarão bem representadas por prestigiados grupos folclóricos de diversas regiões de Portugal:
- Grupo Tradicional “Os Casaleiros” – Azambuja
- Rancho Folclórico Rosas do Lena – Batalha
- Grupo Folclórico de São Torcato – Guimarães
- Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão – Cortelha (Loulé)
- Rancho Folclórico da C.P. da Conceição de Faro
- Grupo Folclórico de Faro (organizador) – Adulto, Infantil e Cancioneiro.
Os espetáculos diários regressam este ano ao Palco do Passeio da Docas, entre 20 e 27 de Agosto, em simultâneo com a Feira dos Doces, Frutos Secos e Bebidas Regionais.