A 14 de abril, das 10h00 às 16h30, o Palácio Gama Lobo, em Loulé, acolhe o encontro “Equipamento Coletivo de Interesse Local no Algarve: A Importância dos Arquivos na Compreensão das Obras”.
Trata-se de um evento organizado pelo Arquivo Municipal de Loulé, Universidade de Évora (CIDEHUS) e ISCTE-IUL (Dinâmia’CET). Tem como intuito apresentar, debater e interrogar episódios do processo de encomenda, projeto e construção de equipamentos coletivos de interesse local, no Algarve da segunda metade do século XX. Estas estruturas, nascidas de necessidades básicas, promovidas por iniciativa local e apoiadas pelo Estado, são ainda hoje peças essenciais do tecido edificado e do serviço público nas respetivas comunidades.
Esta iniciativa reúne um conjunto de intervenientes para refletir sobre esta arquitetura de proximidade no Algarve e a importância da documentação histórica contemporânea para um melhor entendimento e utilização deste nosso património coletivo. O nosso ponto de partida será o espólio documental produzido na região que construiu aquela história – o material que conta aquela história –, quer sejam fundos de instituições públicas, quer sejam privadas.
O encontro contará com a apresentação do projeto ArchNed e plataforma Arquitetura Aqui. Entre os temas abordados vão estar os equipamentos coletivos no Algarve – o caso da Direção de Urbanização de Faro, os equipamentos coletivos no Alentejo – recursos de informação em Lisboa e métodos e ferramentas de recolha de informação sobre equipamentos coletivos.
Está ainda prevista uma mesa-redonda dedicada ao tema da documentação sobre equipamentos coletivos nos municípios do Algarve.
O evento contará com os seguintes oradores:
Ricardo Costa Agarez, arquiteto e historiador da arquitetura e cidades, é investigador principal no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa e responsável pelos projetos “ReARQ.IB – Built Environment Knowledge for Resilient, Sustainable Communities: Understanding Everyday Modern Architecture and Urban Design in the Iberian Peninsula (1939-1985)” (ERC, 2021-26) e “ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985” (FCT, 2021-2024)
João Cardim é arquiteto e bolseiro de investigação no projeto “ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985” (FCT, 2021-2024). Participou em diversos projetos de investigação, tendo publicado livros e artigos científicos, realizado comunicações e coorganizado exposições e congressos. Interessa-se pelas mais variadas facetas relacionadas com a cultura arquitetónica.
Tânia Rodrigues, licenciada em Património Cultural, historiadora da arte com interesse nas áreas do urbanismo e da arquitetura moderna e contemporânea é, atualmente, bolseira de investigação no projeto “ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985” (FCT, 2021-2024).
Tiago Candeias é mestre em História e Patrimónios e bolseiro de investigação no projeto “ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985” (FCT, 2021-2024). Tem-se dedicado sobretudo ao trabalho de Mediação Cultural, de Educação Patrimonial e de Gestão de Projetos Culturais. Participou em vários projetos europeus e tem especial interesse pela criação contemporânea.
Participação gratuita, sujeita a inscrição através do email:
CM Loulé