Apresentação Pública Online da ‘Plataforma Nacional de Turismo’

0
523
Plataforma-Nacional-Turismo

– Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, marca presença na apresentação pública online que se realiza amanhã, dia 27 de Abril às 15 horas.  
– A Plataforma Nacional de Turismo integra 125 associados fundadores e tem como principal objetivo promover iniciativas de investigação, desenvolvimento e inovação, que contribuam para a implementação de novas orientações estratégicas em prol do turismo português. 

Plataforma Nacional de Turismo (PNT) é apresentada amanhã, quinta-feira, pelas 15 horas, num evento online aberto ao público, que pode ser seguido através da plataforma Zoom sem necessidade de password. 

Assista à apresentação Online da PNT aqui:

https://videoconf-colibri.zoom.us/j/95095666792?pwd=ZitZOHhVS3owdzQ4QXp0WFFKOVkrdz09

A sessão de apresentação da PNT vai contar com a participação do secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, do presidente da direção da PNT e professor catedrático da Universidade de Aveiro, Carlos Costa, da secretária-geral da AHRESP e vice-presidente da direção da PNT, Ana Jacinto, e do presidente da Assembleia Geral da PNT e professor catedrático emérito da Universidade do Algarve, João Albino Silva. 

Durante a apresentação, o público vai ter a oportunidade de ficar a conhecer o novo site da PNT:

https://plataformanacionaldeturismo.pt/ onde se reúne toda a informação detalhada sobre a plataforma (história e fundação; associados; organização; estudos e projetos think-tanks, notícias e contactos).

Sobre a Plataforma Nacional de Turismo 

Iniciativa única a nível mundial, a PNT pretende sensibilizar, apoiar e mobilizar a sociedade civil no sentido de contribuir para o desenvolvimento das atividades turísticas, tão relevantes para o desenvolvimento socioeconómico de Portugal.

A PNT tem por objetivo promover iniciativas de investigação, desenvolvimento, inovação e discussão, que contribuam para a implementação de novas orientações de política, estratégia e ações para o turismo nacional.

Atualmente, a PNT integra 125 associados fundadores, que incluem: todas as universidades portuguesas e um grande número dos institutos politécnicos com cursos na área do Turismo; todos os professores catedráticos da área do turismo do país; a maioria dos investigadores nacionais da área do turismo; e todas as organizações nacionais empresariais da área do turismo.

O Turismo tem vindo a crescer e a consolidar-se em Portugal, mas têm surgido diversos problemas e desafios. Se é certo que, com o aumento das receitas, as atividades turísticas têm contribuído decisivamente para alavancar o desenvolvimento socioeconómico, também é verdade que muito do crescimento social e territorial tem acontecido de forma desequilibrada, e muitas vezes com fortes conflitos com a qualidade de vida dos residentes, do ambiente e do emprego que é criado. 

Neste sentido, o Turismo precisa de se desenvolver através de um esforço acrescido de conhecimento, inovação e envolvimento das pessoas com quem interage e que dele depende. Precisamos de ter mais e melhores respostas no futuro para a nossa economia, para a qualidade do emprego e para a sustentabilidade ambiental. E é fundamental que a gestão e o planeamento do Turismo sejam feitos de uma forma mais alargada, envolvendo as empresas, as organizações e os centros de conhecimento e inovação.

A PNT pretende, assim, contribuir através dos seus think-tanks com debates profundos e abrangentes de temas específicos do turismo nacional, tais como: localização do aeroporto; cultura e património; educação e formação; sustentabilidade; investigação e inovação; ou turismo em ilhas.

Dos propósitos da PNT também faz parte a realização de projetos de investigação e inovação aplicados em áreas como rede de conhecimento e informação; recursos humanos; governança, território e digitalização; grandes desafios societais.

AHRESP

Plataforma-Nacional-Turismo