Na noite de Terça feira, 02 de setembro de 2025, na catedral da Diocese do Algarve, a “polifonia das orações” uniu-se à “consonância da música”, como fez questão de realçar o deão do Cabido daquela Sé de Faro, para “recordar” e “agradecer” os “25 anos de ministério apostólico” de D. Manuel Quintas ao serviço da Igreja e da região algarvias.
A catedral diocesana acolheu o concerto de homenagem ao bispo do Algarve levado a cabo pelo Coro e Orquestra do Algarve e oferecido pela Câmara de Faro. Ao longo de uma hora, a orquestra, conduzida pela batuta do maestro Pablo Urbina, e o coro interpretaram um repertório que incluiu peças de Ludwig van Beethoven (Gratulations-Menuet, WoO 3), Charles Gounod (Hino Pontifício do Vaticano), Johann Sebastian Bach (Suite Orquestral no.3 em Ré Maior, BWV 1068), Franz Joseph Haydn (Sinfonia n. 30 em Dó Maior, Alleluja) e Georg Friedrich Händel (Zadok the Priest, HW 28).
Na palavra de abertura da noite cultural, o cónego Mário de Sousa começou por manifestar a “gratidão a Deus” por “nunca desistir de transformar” a “história pessoal e comunitária em história de salvação” “através de mediações”. O presidente da Câmara de Faro considerou tratar-se não da celebração de uma data, mas de “um percurso de vida marcado pela entrega ao próximo, pela construção de pontes e pela fidelidade ao serviço”.
No final do concerto, D. Manuel Quintas manifestou-se “profundamente comovido e agradecido” por aquela “efeméride de gratidão e de esperança”, destacando que as peças apresentadas e escutadas naquele “ambiente único”, proporcionaram “uma experiência de beleza que eleva o espírito” que “recorda e confirma que as artes, como a música, constituem verdadeiramente um caminho de encontro com a presença viva de Deus”.
O concerto de terça feira, 03 de setembro de 2025, contou ainda com a presença do monsenhor José António Teixeira, encarregado de negócios da Nunciatura Apostólica, e dos arcebispos D. Francisco Senra Coelho, metropolita da Província Eclesiástica do sul à qual pertence a Diocese do Algarve e responsável da Arquidiocese de Évora, e D. José Cordeiro, arcebispo da Arquidiocese de Braga, e dos bispos D. Manuel Linda, responsável da Diocese do Porto, D. Delfim Gomes, auxiliar da Arquidiocese de Braga, D. João Marcos, emérito da Diocese de Beja, e D. António Montes Moreira, bispo emérito de Bragança-Miranda.
Presentes estiveram também o presidente da Assembleia Municipal de Faro, o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve e várias entidades da administração pública desconcentrada, magistrados, representantes do corpo consular, oficiais militares, policiais, de segurança, de socorro e proteção civil. Esteve ainda o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Faro e vários representantes do movimento associativo. O programa de comemoração do Jubileu Episcopal de D. Manuel Quintas teve na quarta feira 03 de setembro, o seu ponto alto com a celebração da Eucaristia, da parte da tarde, na Sé de Faro.


