NESD da Universidade do Algarve entra em novo ciclo: Martim Brissos assume liderança

0
201
FT-Presidentes-NESD

Após reativação do núcleo, Alexandre Graça passa liderança do NESD da Universidade do Algarve a Martim Brissos.

Realizou-se no passado dia 14 de março a eleição dos órgãos do Núcleo de Estudantes Social Democratas (NESD) da Universidade do Algarve, estrutura integrada na Juventude Social Democrata, marca o início de um novo ciclo político na organização.

Do ato eleitoral resultou a eleição de Martim Brissos, natural de Cascais e estudante de Ciências Biomédicas, como Presidente da Direção do NESD da Universidade do Algarve. Para Presidente da Mesa do Plenário foi eleito Alexandre Graça, natural de Olhão e estudante de Gestão de Empresas, que até agora liderava a estrutura.

A eleição simboliza também um momento de passagem de pasta e continuidade institucional dentro do núcleo. Alexandre Graça foi o responsável pela reativação do NESD da Universidade do Algarve, devolvendo atividade e visibilidade a uma estrutura que se encontrava inativa, e dinamizando novamente a sua presença política e associativa na comunidade académica.

Após esse processo de reconstrução e relançamento do núcleo, Alexandre Graça optou por dar lugar a uma nova liderança executiva, assumindo agora a presidência da Mesa do Plenário e garantindo estabilidade e acompanhamento institucional ao projeto que ajudou a reconstruir.

Nos últimos meses, o NESD da Universidade do Algarve tem vindo a recuperar espaço no debate estudantil, tornando-se uma estrutura cada vez mais presente e comentada nos corredores da universidade, entre estudantes interessados na participação cívica, na discussão de ideias e nos desafios do ensino superior.

O recém-eleito Presidente da Direção, Martim Brissos, sublinha que este novo ciclo pretende aprofundar a presença do núcleo na academia:

“Recebo esta responsabilidade com enorme sentido de missão. O Alexandre teve a coragem de reativar este núcleo e de voltar a colocar o NESD no mapa da universidade. Agora cabe-nos continuar esse trabalho, crescer e levar o debate político e cívico ainda mais longe dentro da academia.”

Por sua vez, Alexandre Graça, agora Presidente da Mesa do Plenário, destaca o significado deste momento para o percurso recente da estrutura:

“Quando decidimos reativar o NESD da Universidade do Algarve sabíamos que estávamos a começar praticamente do zero. Hoje, ver uma nova direção assumir funções mostra que o projeto ganhou raízes e que os estudantes voltaram a interessar-se pelo debate político. Passar a pasta ao Martim é reconfortante: é uma honra entregar responsabilidades a quem realmente quer construir, não apenas assumir por tradição.”

O novo Presidente da Mesa acrescenta ainda:

“Infelizmente, nem sempre as prioridades são claras e, por vezes, as decisões são tomadas em função de interesses de lugar. Este não é o caso: aqui o que realmente importa é quem está no terreno. O nosso compromisso com o Algarve e com os estudantes é absoluto e inegociável, posicionando-se muito acima de agendas de circunstância ou de qualquer outra ambição de carreira que outros possam priorizar.”

Com esta nova equipa, o Núcleo de Estudantes Social Democratas da Universidade do Algarve pretende reforçar a sua afirmação na comunidade académica, promovendo iniciativas que estimulem a participação cívica, o pensamento crítico e o debate político, aproximando os estudantes dos desafios do ensino superior e da sociedade.

NESD – Universidade do Algarve

NESD UAlg