Mais de uma centena na inauguração da Casa do Ferreiro em Alcoutim

0
199
ferreiro
A Casa do Ferreiro, no Pereiro, foi inaugurada neste domingo, 9 de maio.

ferreiroMais de uma centena de pessoas compareceram à abertura desta casa-museu, que contou com a especial presença da Diretora Regional de Cultura do Algarve, Dra. Dália Paulo, do Presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Dr. Francisco Amaral, do presidente de Junta de Freguesia do Pereiro, Sr. António Margarida, da Associação Alcance, representada pela Dra. Victoria Cassinello e pela Dra. Suzete Romba, filha do último ferrador da aldeia do Pereiro.

A oficina do ferreiro estava encerrada e destituída da sua função original há mais de 40 anos. A Câmara Municipal de Alcoutim, em estreita colaboração com a Associação Alcance, desenvolveu todo o projeto de remodelação e musealização do espaço, que se pretende agora dinamizar, para além da sala de exposições.

A abertura desta casa-museu veio homenagear e preservar a memória da profissão de ferreiro, que é hoje um ofício quase extinto. Na exposição encontramos todos os objetos que pertenciam aos mesteres de ferreiro e ferrador, com a devida identificação do nome e da sua função e podemos ainda assistir a um documentário de memórias da arte do ferro e fogo.
Inaugurao_da_Casa_do_Ferreiro_1
Da inauguração constou ainda a assinatura de protocolo e entrega da sede (antiga escola primária) ao Estrela Pereirense, associação local.

A Casa do Ferreiro pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 09h30 às 13h00 e das 14h00 às 15h30.

Fonte e foto: CMAlcoutim

{sharethis}

Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui