Concurso Escola Sustentável Energia

0
609
logo deco
logo deco“Em janeiro  li um artigo vosso sobre o “Concurso Escola Sustentável Energia”. Já fizeram o balanço do projeto ?”

A DECO INFORMA…

O concurso Escola Sustentável Energia, uma iniciativa da DECO em parceria com a ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, para o ano letivo  2011/2012, recebeu 320 candidaturas, envolvendo 210 professores e mais de 3.500 alunos de estabelecimentos de ensino do continente e ilhas.

Paralelamente foi também realizado um ciclo de workshops – 14 deles nas escolas algarvias – para apoiar as escolas inscritas no concurso na conceção  e desenvolvimento dos projetos  a apresentar no concurso. Nestes workshops os professores e alunos obtiveram informação sobre a temática da “Poupança da Energia Elétrica ”.

Os 19 prémios atribuídos pelo concurso, um por cada uma de 11 categorias e oito menções honrosas, foram entregues dia 28 de maio , Dia Mundial da Energia.

Desligar as luzes desnecessárias, abrir a porta do frigorífico o menos tempo possível, usar lâmpadas economizadoras ou desligar os carregadores da ficha quando não estão a ser usados, foram alguns dos conselhos apresentados pelos jovens.

O concurso destinava-se a incentivar projetos  que fossem promotores da mudança do comportamento em relação ao consumo de energia elétrica.

As iniciativas deviam levar a comunidade educativa e a local a ter comportamentos de consumo de energia com mais sustentabilidade e mais eficiência, uma vez que o principal objetivo  era que os projetos  não ficassem “encerrados” na sala de aula.

Foram recebidos muitos trabalhos dentro das várias categorias: musicais, teatros, peças de fantoches, pinturas murais, ‘graffitis’, cartazes, folhetos e vídeos.

Uma das equipas vencedoras utilizou a linguagem gestual para transmitir a mensagem sobre os comportamentos mais adequados no consumo de energia.
 
Entre as escolas vencedoras há a destacar dois projetos  algarvios: os “Bernardos” do Agrupamento de Escolas Dra. Laura Ayres de Quarteira e o “Poupe no dia de hoje para iluminar o dia de amanhã” da Escola E. B. 2,3 de Júdice Fialho de Portimão.

DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.