O Município de Faro reuniu, no dia 14 de julho, o Conselho Municipal de Turismo (CMT).
Neste encontro foi dada a conhecer, aos Membros efetivos e convidados do setor da indústria turística a operar no território, a evolução verificada neste sector, no concelho, em termos de alojamento, dormidas, taxa de ocupação e estadia média, bem como as ações promocionais realizadas e previstas em 2023 e as perspetivas para este ano, no âmbito da promoção turística e transporte aéreo no Algarve. Para tal visão contribuíram o Diretor do Aeroporto de Faro, Alberto Mota Borges e o Executive Director da Associação Turismo do Algarve, Hugo Nascimento, que apresentaram dados de grande relevância sobre a estratégia e resultados já visíveis.
Particular destaque teve, ainda, a ação do Município de Faro, tendo sido apresentados diversos indicadores do crescimento e da importância que o Turismo tem, por exemplo, em áreas como a náutica, com uma forte aposta na promoção da Estação Náutica de Faro.
Nesta reunião do CMT foi dada especial atenção ao impacto e às dinâmicas do alojamento local no território. Dois convidados abordaram esta temática (Eduardo Miranda, Presidente da ALEP – Associação do Alojamento Local em Portugal e de Cláudia Almeida, Professora Adjunta da ESGHT, na Universidade do Algarve), tendo perspectivado a dimensão e importância que esta tipologia de alojamento tem na região. O Algarve representa 39,2% do total de alojamentos locais existentes em Portugal Continental, correspondendo a 44,373 registos no RNAL do Turismo de Portugal, distribuídos por 94.134 quartos (67,2%), 159.759 camas (59,3%).
As medidas previstas para o alojamento local no Programa Mais Habitação do Governo foram a principal preocupação transmitida pela ALEP, tendo-se associado nessa preocupação o Município de Faro, uma vez que o concelho conta, atualmente, com um total de 1.023 registos, equivalente a 4.861 camas, o que representa mais de 70% da oferta de alojamento existente no território.
O CMT é um Órgão de debate e reflexão do turismo, que visa delinear estratégias conjuntas entre entidades públicas e privadas locais, a fim de melhorar a oferta turística, identificar oportunidades de mercado e promover o desenvolvimento turístico do Concelho de Faro.
CM Faro