Prémios Play: abertas Votações para eleger ‘Vodafone Canção do Ano’

0
63
PLAY-Canção-do-Ano

“Chakras” (Ivandro feat. Julinho KSD), “Chamada Não Atendida”, (Bárbara Tinoco), “Como Tu” (Bárbara Bandeira feat. Ivandro), “Maria Joana” (Nuno Ribeiro, Calema e Mariza), “Preço Certo” (Pedro Mafama) e “Where U @” (Slow J) são os trabalhos selecionados para esta 6.ª edição. Votações decorrem nas redes sociais dos PLAY e na App My Vodafone até 16 de maio, dia da gala de entrega de prémios.

A partir de hoje, terça-feira, dia 16 de abril, estão oficialmente abertas as votações online para a Vodafone Canção do Ano, a única das 14 categorias dos PLAY – Prémios da Música Portuguesa cujo vencedor é escolhido pelo público e que tem seis nomeados (nas restantes são quatro).

Nesta 6.ª edição, os trabalhos selecionados para esta categoria são: “Chakras” (Ivandro feat. Julinho KSD), “Chamada Não Atendida”, (Bárbara Tinoco), “Como Tu” (Bárbara Bandeira feat. Ivandro), “Maria Joana” (Nuno Ribeiro, Calema e Mariza), “Preço Certo” (Pedro Mafama)e “Where U @” (Slow J).

As votações só podem ser efetuadas uma vez e estão acessíveis através de links de posts específicos e das bio das redes sociais dos PLAYFacebook, Instagram, TikTok X — e também na App My Vodafone (disponível apenas para os clientes da operadora), bastando carregar no link PLAY — Vodafone Canção do Ano.

O processo de votação tem início a partir de hoje e termina precisamente passado um mês, ou seja, a 16 de maio, quando a apresentadora Filomena Cautela anunciar o encerramento das mesmas durante a 6.ª cerimónia de entrega de prémios, a qual vai decorrer à noite no Coliseu dos Recreios, sendo este galardão o último a ser conhecido.

A seleção dos nomeados da categoria Vodafone Canção do Ano é sempre efetuada pela Academia — constituída neste ano por 235 profissionais ligados à cena musical (artistas, agentes, managers, técnicos, produtores, promotores de espetáculos e jornalistas) — mediante uma lista de 30+, a qual tem por base critérios volumétricos de vendas (digitais e físicas) e o airplay de rádio.

Recorde-se que na Vodafone Canção do Ano já foram distinguidas as seguintes obras: “Estradas no céu”, de Valas feat Raquel Tavares (2009); “Amor a nossa vida”, de Capitão Fausto (2020); “Louco”, Piruka feat Bluay (2021); “Onde Vais”, de Bárbara Bandeira feat Carminho (2022) e “Lua”, de Ivandro (2023).

Além desta categoria, os Prémios Play contam ainda com mais 13: Melhor Artista Feminina, Melhor Artista Masculino, Melhor Grupo, Melhor Álbum, Melhor Álbum Fado, Artista Revelação, Prémio Música Ligeira e Popular (1.º ano), Prémio Lusofonia, Melhor Videoclipe, Melhor Álbum Jazz e Melhor Álbum de Música Clássica/Erudita, Prémio Carreira e Prémio da Crítica.

Os PLAYsão promovidos pela Audiogest e pela GDA, que representam, por um lado, as editoras discográficas (multinacionais, nacionais e independentes) e, por outro, os artistas, os intérpretes e os executantes. Para assegurar transparência e isenção, todo o processo (candidaturas, nomeações e escolha de vencedores) — que começa em dezembro e acaba em maio — é auditado pela PwC.

Os Prémios PLAY foram criados em 2019 com o objetivo de valorizar, celebrar e promover a música nacional. Atualmente são considerados a maior festa da música portuguesa,contribuindo para o reconhecimento do trajeto profissional dos artistas nomeados e vencedores e, consequentemente, para desenvolvimento cultural e económico do país.

A gala da entrega de prémios vai ser apresentada, como já é habitual, por Filomena Cautela, a qual vai dividir o palco pela terceira vez com Inês Lopes Gonçalves. Na passadeira vermelha a receber os artistas vão estar os repórteres digitais Alexandre Guimarães & Catarina Moreira. A transmissão será feita em direto pela RTP1, RTP Internacional, RTP África, RTP Play e Antena 1, a partir das 21h00.

A Vodafone Portugal — entidade parceira que dá nome a esta categoria — é, pelo sexto ano consecutivo, o patrocinador principal dos Prémios Play, o que sinaliza o seu compromisso para com a indústria da música nacional. 

yolo