Lagos | Inscrições do ‘Viver o Verão’ arrancam a 22 de abril para monitores

0
92
Lagos-Viver-Verão

A Câmara de Lagos aprovou as normas de participação nas várias componentes do programa de ocupação de tempos livres “Viver o Verão 2024”, dimensionando estas respostas para conseguir chegar a um universo de 820 participantes e apoiar, por esta via, as famílias durante as férias de verão, coincidentes com um período de especial atividade económica e laboral no concelho e na região.

O programa “Viver o Verão” principal consiste numa oferta estruturada de atividades lúdico-pedagógicas, promovidas de 8 de julho a 30 de agosto, e destina-se a crianças e jovens que, consoante a faixa etária em que estão inseridas, terão uma participação diferenciada, com os mais velhos a desempenharem as funções de monitores e assistentes de monitores de crianças. Os jovens poderão, se preferirem, colaborar nas campanhas de sensibilização ambiental promovidas nas praias ou nas atividades do “Viver o Verão Pré”, outra das componentes de ocupação de tempos livres, neste caso destinada a crianças que frequentem os Serviços de Apoio à Família da Educação Pré-escolar. Esta experiência permitir-lhes-á ocupar os tempos livres, desenvolver competências pessoais e sociais, despertar o gosto pela prática desportiva, adotar hábitos saudáveis, desenvolver capacidades criativas e de cidadania.

Iniciado em 2023, o “Viver o Verão + IN”, destinado a crianças entre os 7 e os 16 anos com necessidades específicas que frequentam os agrupamentos de escolas de Lagos, será reeditado em versão ampliada, para que seja possível abranger em atividades lúdico-terapêuticas um total de 20 participantes. Para apoiá-los como monitores, o município pretende contar com a colaboração de estudantes de ensino superior de curso na área da saúde, que se inscrevam para o desempenho destas funções e ajudem a tornar o Viver o Verão um programa mais inclusivo.

Embora enquadrada no âmbito dos Serviços de Apoio à Família (SAF) da Educação Pré-escolar, a autarquia terá também a funcionar, entre 1 e 31 de agosto, o “Viver o Verão Pré”, uma vertente que visa dar resposta às crianças que frequentam os SAF da rede pública do concelho e cujos familiares se encontram a trabalhar durante o mês de agosto.

Os prazos de inscrição e todas as informações sobre as condições de participação podem ser consultados na página do programa Viver o Verão.

CM Lagos