IN Loco | Webinar “Pobreza Energética em áreas rurais” 23 abril

0
46
Webinar-Pobreza-Energética

Mais de 34 milhões de pessoas em toda a União Europeia enfrentam diversos graus de dificuldade com a energia, conhecida como pobreza energética. Portugal destaca-se negativamente nesse cenário, sendo considerado um dos países europeus mais afetados, de acordo com estatísticas da UE.

De acordo com a Estratégia Nacional de Longo Prazo para o Combate à Pobreza Energética 2021-2050, entre 1,2 e 2,3 milhões de cidadãos portugueses enfrentam níveis moderados de pobreza energética, enquanto entre 660 e 740 mil pessoas lidam com uma situação de extrema pobreza energética.

Diversos fatores contribuem para esse fenómeno complexo, incluindo baixos rendimentos, ineficiência de edifícios e equipamentos, custos elevados de energia e falta de conhecimento sobre o uso eficiente de recursos energéticos.

E como será o cenário nas zonas rurais?

É a partir desta questão que a parceria do Projeto INCOMUN- INovação e COnhecimento no MUNdo rural – promove um webinar já na próxima terça feira, dia 23, a partir das 9h30 neste link: https://www.facebook.com/share/AVvGqRk1wHUXhzy9/?

João Fong e Pedro Moura são investigadores no Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra e estarão à conversa com Fernanda Freitas sobre estratégias de combate à pobreza energética em áreas rurais e quais os caminhos a seguir no sentido da transição energética, nomeadamente a importância da renovação das habitações de forma a melhorar a qualidade de vida das populações vulneráveis. Destaque ainda para o Projeto RENOVERTY que promove a melhoria da eficiência energética em sete projetos-piloto situados em Sveta Nedelja (Croácia), Tartu (Estónia), Bükk-Mak & Somló-Marcalmente-Bakonyalja Leader (Hungria), Zasavje (Eslovénia), Parma (Itália), Beira Serra e Coimbra (Portugal) e Osona (Espanha).

Sobre os Oradores:

Pedro Moura é Professor Auxiliar na Universidade de Coimbra e investigador do Instituto de Sistemas e Robótica. Foi Professor Convidado na University of Texas at Austin, Carnegie Mellon University, Comillas Pontifical University e Technical University of Madrid. Tem formação em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, com doutoramento em Sistemas de Energia pela Universidade de Coimbra. As suas atividades de investigação centram-se em redes inteligentes, com trabalhos de investigação em temas como integração na rede de geração de energia renovável, eficiência energética, flexibilidade da procura, veículos elétricos e armazenamento de energia. Esteve envolvido em mais de 50 projetos nacionais e europeus relacionados com eficiência energética e redes inteligentes e é autor de mais de 100 artigos publicados em revistas, conferências e livros.

João Fong é Engenheiro Mecânico especializado em Tecnologias Energeticamente Eficientes. É investigador no Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra, desde 2006, envolvendo-se em iniciativas de investigação e transferência de tecnologiano âmbito dos motores eléctricos, sistemas AVAC- Aquecimento, Ventilação e Ar-Condicionado, soluções de iluminação, eficiência energética e desenvolvimento de políticas de eficiência energética. Participou em diversos estudos europeus, nomeadamente no âmbito da Directiva Ecodesign. Atualmente é o coordenador do projeto EU-MORE, e o responsável nacional do projecto RENOVERTY, cimentando ainda mais a sua experiência e empenho em soluções de engenharia sustentáveis.

SOBRE O INCOMUN- INovação e COnhecimento no MUNdo rural

O Incomum é um projeto de cooperação que resulta no desenvolvimento de uma iniciativa piloto, que pretende efetuar uma análise exaustiva dos territórios e testar formas de transferência de conhecimento para os territórios rurais, atendendo, naturalmente, às suas especificidades.

A intervenção proposta assenta em quatro grandes eixos (Conhecer, Capacitar, Incorporar e Disseminar), aos quais se associa um conjunto de atividades, que permitem operacionalizar o principal desígnio: criar condições para que seja possível mobilizar os actores relevantes da comunidade científica e, através da mediação dos GAL, revitalizar e potenciar as comunidades e os territórios rurais através da introdução, produção e transferência de inovação e conhecimento.

Apesar da parceria ter uma localização geográfica diversa, os problemas e necessidades sentidas são comuns: os parceiros do projeto acreditam que a coesão territorial não deve ser analisada apenas tendo por base a dicotomia interior/litoral.

O Incomun é um projeto de cooperação desenvolvido por:

A2S – Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Região Saloia

ADAE — Associação de Desenvolvimento da Alta Estremadura

ADIBER — Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra

AdriMinho — Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho

GAL Aveiro Norte e GAL Aveiro Sul

CoimbraMaisFuturo – Desenvolvimento Local

Esdime – Agência para o Desenvolvimento Local no Alentejo Sudoeste

Associação In Loco – na qualidade de ADL dinamizadora do GAL Interior do Algarve Central

Conta com o apoio do PDR 2020 sendo cofinanciado ao abrigo da Medida 10.3.1 – Cooperação Interterritorial e Transnacional dos Grupos de Ação Local (GAL) do PDR2020.

Ass IN Loco