Henrique Cayatte encerra o “Out Of The Box”

0
12

Henrique Cayatte é o convidado especial do encerramento do Out Of The Box , o evento criativo daETIC_Algarve, que está a decorrer no IPDJ – Instituto Português do Desporto e da Juventude, em Faro. O designer e ilustrador será o protagonista de uma Sunset Talk dedicada ao design, à criatividade e à comunicação visual, com início às 19h00, no dia 17 de julho de 2026.

Ao longo da sessão, o público terá a oportunidade de conhecer melhor o percurso profissional de Henrique Cayatte e refletir sobre o impacto da comunicação visual na forma como vemos, usamos e interpretamos o mundo. A conversa marca o encerramento de uma edição especial do Out Of The Box, criada para assinalar os 15 anos da ETIC_Algarve.

Designer, ilustrador, professor e consultor de design, Henrique Cayatte é uma das grandes referências do design em Portugal. Com mais de 40 anos de carreira, tem desenvolvido um percurso marcante nas áreas do design gráfico, ilustração, edição, museografia, comunicação visual, identidade gráfica e design para o espaço público.

Foi diretor gráfico de várias editoras e responsável pelo design de publicações como o jornal Público e as revistas Ler e Egoísta. Foi ainda fundador, editor gráfico e ilustrador do jornal Público até 2000. Em 2006, foi autor do desenho do Passaporte Electrónico Português e do Cartão de Cidadão.

A Sunset Talk com Henrique Cayatte será um momento dedicado ao pensamento criativo, ao design e à importância da comunicação visual na cultura, na educação, nos espaços públicos, na identidade das instituições e na relação entre pessoas, objetos e informação. Para formandos, profissionais das indústrias criativas e todos os interessados em design e comunicação, será uma oportunidade para ouvir de perto uma das vozes mais relevantes do design português contemporâneo.

Para além da Sunset Talk, o encerramento do Out Of The Box será também marcado pelo lançamento da revista “ETIC_Algarve 15 anos. Outra Perspetiva do Ensino.” Esta publicação comemorativa reúne histórias, projetos, pessoas e momentos que fazem parte do percurso da escola ao longo dos últimos 15 anos, destacando histórias de sucesso, prémios, distinções, conquistas e testemunhos que refletem o impacto da ETIC_Algarve na formação criativa no Algarve e na ligação entre ensino, indústria e comunidade.

“Este encerramento representa muito mais do que o fim de um evento. É um momento de celebração do percurso da ETIC_Algarve, da nossa comunidade e de todos os talentos que passaram por aqui ao longo dos últimos 15 anos. Ter connosco uma referência como Henrique Cayatte reforça a importância de continuarmos a criar espaços de encontro, pensamento e partilha em torno da criatividade e das indústrias criativas”, afirma Nuno Ribeiro, da ETIC_Algarve.

O Out Of The Box, grande evento de final de ano letivo da ETIC_Algarve, teve início no dia 3 de julho e termina a 17 de julho no IPDJ, em Faro. A iniciativa assinala os 15 anos de existência da escola e o seu contributo para a formação de talentos nas áreas das indústrias criativas no Algarve.

Ao longo de duas semanas, o evento tem transformado o IPDJ Faro num espaço dedicado à criatividade, à cultura e à inovação, reunindo exposições, workshops, cinema, concertos, Sunset Talks e Speed Hunting. A iniciativa promove a ligação entre formação, mercado e comunidade, aproximando novos talentos criativos de profissionais, empresas e instituições.

A edição arrancou no dia 3 de julho e reuniu mais de 160 pessoas na sessão de abertura, num momento que marcou o início de duas semanas dedicadas à partilha, à experimentação e à celebração da criatividade.

Muito mais do que uma mostra académica, o Out Of The Box é uma experiência criativa aberta à comunidade, onde visitantes, profissionais e curiosos podem descobrir projetos, conhecer novos talentos e explorar o universo das indústrias criativas. O evento reflete a evolução e o impacto da ETIC_Algarve ao longo dos últimos 15 anos, promovendo uma visão de ensino mais prática, próxima, criativa e ligada ao mundo real.