Fraudes na Internet
A DECO informa…
Surgem actualmente cada vez mais ferramentas de software que ajudam a diminuir o risco de acesso a conteúdos da Internet considerados abusivos ou perigosos.
No entanto, todos sabemos que quaisquer compras, créditos ou vendas podem ser alvo de burla na Internet.
Assim, desconfie de e-mails com proveniência desconhecida. Se não lhe é dirigido nem conhece a entidade, é muito provável que se trate de fraude ou vírus.
Analise o endereço do remetente. Regra geral, uma empresa credível de média ou grande dimensão não envia e-mails através de contas gratuitas (msn, yahoo e google, entre outras).
Repare no modo como a mensagem está escrita. Não é habitual uma instituição financeira estrangeira, por exemplo, enviar e-mails e, menos ainda, contratos de crédito em português. Se encontrar muitos erros ortográficos, o mais certo é ser fraudulento.
Também não é prática comum, alguém com um cargo elevado na instituição, como o presidente ou director-geral, tratar de um processo de crédito. Nestes casos, trata-se quase de certeza de fraude.
Nenhuma instituição concede crédito sem garantias. Logo, desconfie de propostas desta natureza. O mesmo conselho é válido para grandes recompensas monetárias. Acima de tudo, nunca envie dinheiro.
Por fim, nunca forneça a sua informação pessoal (nome completo, endereço de casa, telefone ou códigos de acesso à Internet) caso tenha dúvidas e se as tiver ou em caso de situação duvidosa, contacte as autoridades policiais da sua zona de residência, ou qualquer associação de consumidores.