Perante um público entusiasta, a triatleta que tantas alegrais tem dado ao seu país, alcançou o primeiro lugar após um período de cerca de um ano sem vitórias.
Tal como em 2009, a francesa Emmi Charayron voltou a ser segunda nesta prova a contar para a Taça da Europa, seguida no pódio da italiana Alice Betto.
Quanto às restantes participantes portuguesas, Maria Areosa voltou a protagonizar uma boa prova, conquistando o 17º lugar na geral.
Já em relação à competição masculina, o espanhol Mário Mola foi o primeiro a ultrapassar a meta, adiantando-se em poucos segundos ao português João Silva. No terceiro posto da geral ficou o francês Gregory Rouault. Bruno Pais, terceiro classificado o ano passado, não foi além do 12º lugar, sendo o segundo melhor português na classificação geral.
No IX Tritalo de Quarteira/Prof. Carlos Gravata, prova a contar para a terceira etapa da Taça de Portugal, na classe masculina, Miguel Fernandes, do Clube Olímpico de Oeiras, foi o grande vencedor, logo seguido por João Amorim, do Alhandra Sporting Clube, e por Hugo Ventura, também da equipa oeirense.
Já na classe feminina, Ana Filipa Ferreira, do Alhandra, foi a primeira a chegar à meta. Ana Filipa Santos (C.T. Fundão) e Katarina Larsson (COMPEED – Tri-Oeste) foram as segundas e terceiras classificadas, respectivamente.
No Aquatlo, as classificações foram as seguintes: Masculinos: 1º class. – Luís Maia (Associação Naval Amorense), 2º class. – Miguel Alexandre (Associação Naval Amorense), 3º class. – Miguel Lacerda (Ginásio Clube de Sines); Femininos: 1ª class. – Tânia Henriques (Associação Naval Amorense), 2ª class. – Rita Delgado (Associação Naval Amorense) e Rita Correia (Clube de Triatlo de Almada).
Este foi um fim-de-semana desportivo em pleno para a Quarteira, com muitos adeptos da modalidade ou simples curiosos a marcarem presença neste Triatlo que, mais uma vez, foi um excelente veículo de promoção para a cidade e para o concelho.