A 19ª edição da Feira da Serra continua a apostar na estratégia de promoção dos produtos da serra, dando a conhecer o passado destes sectores tradicionais e, ao mesmo tempo, dando a conhecer os caminhos de futuro, na senda de um desenvolvimento sustentável para o Algarve Interior.
Após o lançamento do Sítio da Cortiça, em 2007, do Sítio da Alfarroba em 2008 e do Sítio do Figo, em 2009, a Feira da Serra apresenta o novo Sítio do Mel, um doce desafio que parte à descoberta do passado e do futuro da apicultura.
Na edição de 2010 a Feira da Serra convida os visitantes a entrar na colmeia…um misterioso mundo de aromas e sabores que esconde a essência da natureza, o mel. Habitada por 80 mil abelhas que compõem uma sociedade exigente e hierarquizada, a colmeia é liderada por uma rainha, que tem à sua disposição cerca de 400 zangões fecundadores e milhares de operárias que protegem e recolhem o pólen e o néctar das flores e os transformam em mel. Ao percorrerem 40.000 flores por dia as abelhas contribuem decisivamente para o equilíbrio da natureza através da polinização e é também por este motivo que merecem uma homenagem especial neste Ano Internacional da Biodiversidade.
O Sítio do Mel desvenda a história da apicultura, a evolução dos métodos e instrumentos de trabalho do apicultor, os cuidados de manutenção dos apiários, mas também os diversos produtos apícolas e suas aplicações.
Os produtos apícolas, considerados como uma das mais puras essências da Serra, ocuparam desde sempre um importante lugar na alimentação, nos dias de hoje, os apicultores recolhem mel, geleia real, cera e própolis para aplicações diversas na saúde, na cosmética, mas também na gastronomia e na doçaria. Na saúde os produtos apícolas distinguem-se pelos seus efeitos terapêuticos, contribuindo em muitos casos para a regeneração celular, combate ao envelhecimento precoce, cicatrização e fortalecimento do organismo. Os benefícios do mel e restantes produtos estendem-se a um sem fim de produtos de beleza que contribuem para manter a pele saudável e bonita, fortalecer o couro cabeludo, entre muitas outras utilizações.
O Sítio do Mel expande-se um pouco por todo o certame ao adoçar o espaço de restauração, decorar as montras da aldeia serrana com diversas propostas de artesanato e doçaria e distribuir doces picadas pelo recinto por um enxame de divertidas abelhas.
A doce viagem pelo recinto revela mais uma surpresa da Feira, o Espaço Exposição – Rota da Cortiça, uma novidade que abre as portas aos novos e desafiantes destinos na Rota da Cortiça, uma rota temática, inovadora na região e no país, que une a tradição e a inovação numa expedição pelos caminhos da natureza e da mais avançada tecnologia de transformação corticeira.
A Rota da Cortiça convida a um percurso com história, a história do mundo da indústria corticeira e a história de quem leva na lembrança a experiência única de percorrer o sobreiral. Com percursos adaptados a cada faixa etária e às necessidades e interesses dos visitantes, esta rota desvenda os trilhos da cortiça em plena natureza, prossegue para o processo de transformação fabril e manual e termina com os mais recentes inovações da área, a criação de pele de cortiça.
Neste espaço exposição as mãos calejadas dos artesãos dão uma nova forma à cortiça, do aspecto tosco e grosseiro da cortiça em estado bruto resultam novos objectos talhados minuciosamente pela mestria de quem sabe, peças únicas que são verdadeiras obras de arte.
De acordo com os organizadores, “A magia continua nas mãos de quem sabe criar beleza na Oficina das Artes, um novo espaço cultural dedicado às artes manuais, que abre as portas à criatividade e originalidade de diversos artistas. Nesta oficina nada se perde, tudo se transforma…e dos mais inimagináveis objectos surgem novas peças de decoração e bijutaria. Peças únicas, personalizadas pela sensibilidade de quem cria com as mãos e ensina os visitantes a olhar de uma outra forma para pequenos objectos que podem vir a ser grandes preciosidades”.
Muitas outras surpresas se escondem nos 12 espaços distintos que compõem a Feira da Serra, espaços dedicados a toda a família que são animados por um programa recheado de boa música e boa disposição!
Programa de animação:
Sexta-feira, dia 30 Julho
Palco Principal
21h00 | Almost 5
22h30 | Susana Félix
00h30 | Edna Pimenta
01h30 | Baile Serrano c/ Vitor Alves
Palco Sonoridades
20h30 | Veredas da Memória
21h30 | Dançares ao Vento
22h30 | Grupo de Dança Flamenca de Faro Aire
Sábado, dia 31 Julho
Palco Principal
21h00 | Grupo de Acordeonistas de São Brás de Alportel
22h30 | Virgem Suta
00h30 | Abba Gold
01h30 | Baile Serrano c/ Luís Filipe
Palco Sonoridades
20h30 | Os Amigos do Cante
21h30 | Campos do Alentejo
22h30 | C. D. R. Quarteirense
Domingo, dia 01 Agosto
Palco Principal
21h00 | Cante Andarilho
22h30 | Ricardo Martins
23h30 | Fernando Mendes
Palco Sonoridades
21h30 | Rancho Típico Sambrasense
22h30 | Grupo de Dança Jazz Contemporâneo da Escola de Dança Municipal – São Brás de Alportel
Animação de Rua
A abertura da Feira, às 19h00, do dia 30, vai contar com a participação da Orquestra de Ritmo do Algarve e durante todas as noites, aqui e ali diferentes personagens surpreendem os visitantes:
•Animadores em Andas
•Animadores temáticos
•Malabaristas
•Condutor de Monociclo
•Modelador de balões