“Gosto muito de acampar mas tenho verificado ao longo destes anos que nem todos os parques de campismo têm boas condições. Quais são as condições mínimas que estes parques devem ter?”
A DECO INFORMA…
Os parques de campismo são locais destinados a permitir a instalação de tendas, reboques, caravanas e de todo o equipamento necessário à prática de campismo e de caravanismo.
Estes parques devem estar localizados em zonas arborizadas, devem dispor de boas sombras naturais ou artificiais e o seu terreno deve ser delimitado, de modo a preservar a segurança e tranquilidade dos campistas.
Nos parques de campismo devem existir, pelo menos, três locais de distribuição de água canalizada por cada hectare de parque.
No que respeita aos equipamentos de utilização comum todos os parques devem ser dotados de:
– Recepção, situada junto à entrada principal do parque;
– Café/bar;
– Sala de convívio;
– Instalações sanitárias;
– Espaços destinados à lavagem e ao tratamento de louça e de roupa;
– Parque infantil;
– Loja de conveniência/minimercado/supermercado.
Os parques devem ainda dispor de recipientes para o lixo, com tampa, colocados em locais de fácil acesso e devidamente sinalizados. Todas as instalações comuns dos parques, bem como os recipientes do lixo, devem ser limpas e desinfectadas diariamente.
Os parques de campismo e de caravanismo devem ter disponível, vinte e quatro horas por dia, equipamento de primeiros socorros ou um posto médico para prestação de assistência bem como um serviço permanente de vigilância.
Por outro lado, os parques de campismo devem dispor de um regulamento interno que estabeleça quais as regras de funcionamento do mesmo. Caso algum consumidor não cumpra as regras estabelecidas pode ser recusada a sua permanência no parque.
DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor
{sharethis}