Após o sucesso da primeira edição deste evento, o momento é de consolidação. Apostando em fazer da feira medieval de Salir uma passagem incontornável do Verão algarvio, a sua organização visa celebrar e promover todo o património que a vila encerra.
“O Leão e a Moura”, enquanto tema proposto para 2010, vem dar sequência ao espírito da edição anterior, visando a celebração da tradição oral salirense, através de uma das suas lendas mais vivas e comoventes. A Moura Encantada, filha do último governador muçulmano de Tavira e Salir, mártir da Reconquista, alma amaldiçoada, espírito errante… é ainda hoje sabida e respeitada pelas gentes da terra, que asseguram já a ter visto ou ouvido em noites de ventania e temporal. É assim que o imaginário popular, com origem na memória colectiva dos povos, pode contribuir para uma maior sustentação e consciencialização dos factos históricos que lhes dão origem.
Salir do Tempo propõe, assim, uma visita a meados do século XIII, quando a transição do domínio muçulmano para o cristão deu origem às mais variadas demonstrações de força, intercaladas pelas permanentes tentativas de normalização do quotidiano em localidades como Salir. Através de dramatizações várias, recriação de cenários e momentos de espectáculo, Salir será novamente o palco das duas culturas que, juntas, criaram o que de mais genuíno podemos ainda observar na cultura algarvia.
A gastronomia, enquanto herança cultural, será outro dos atractivos desta recriação e até mesmo os utensílios como pratos ou copos serão apresentados em materiais da época.
Os visitantes poderão também encarnar o espírito da Idade Média através do vestuário da época. Nesse sentido, serão alugados fatos confeccionados com os modelos e materiais de então.
Salir do Tempo: Um convite para ver e viver. Um convite para Salir do Tempo.
A entrada é livre.