“Vendas Agressivas e Burlas”
A DECO INFORMA…
As vendas agressivas e a publicidade enganosa podem levar o consumidor a adquirir bens e serviços que na realidade não são desejados por si. O processo de venda agressiva realiza-se através de estratégias comerciais e fragilidades do consumidor, que o podem levar a tomar decisões irreflectidas com sérias implicações a nível financeiro.
Os artigos comercializados nas vendas agressivas são normalmente produtos caros. Para a compra destes produtos são, quase sempre, assinados contratos de financiamento/crédito com uma terceira entidade, uma instituição financeira, sem que os consumidores se apercebam dessa situação, ficando desta forma a pagar mensalidades acrescidas de juros.
Existem várias formas de proceder a este tipo de venda, as mais comuns são as vendas de colchões e almofadas ortopédicas que “curam” inúmeras doenças, as vendas porta a porta, os telefonemas a informar que o consumidor recebeu um prémio, mas que para o levantar terá de assistir a uma apresentação de produtos e despender de custos. É ainda frequente o envio de livros para o domicílio do consumidor sem que este o tenha encomendado. Como esta prática é proibida o consumidor não é obrigado a pagar ou a devolver os artigos.
A publicidade não pode induzir em erro e sempre que o consumidor adquira algum bem ou serviço tem o direito constitucional de ser devidamente informado e exigir que sejam cumpridas todas as “promessas” feitas na publicidade.
A DECO aconselha a que suspeite sempre que entrem em contacto consigo para o informarem de que ganhou um prémio, por vezes pode tratar-se de uma forma de o levar a assistir à apresentação de produtos para a sua posterior compra. Na fuga às burlas desconfie sempre de desconhecidos que lhe batam à porta para vender algum produto e sejam demasiado persistentes. Desconfie também de situações em que estranhos lhe apresentem propostas de negócios a troco de dinheiro fácil.