Amanhã, pelas 21h30, na Casa do Povo de Alte, o Grupo Boa Esperança traz a revista à portuguesa “Fecha as nalgas que vem a Troika” e, no feriado do 25 de abril, no mesmo local, também às 21h30, o grupo Algarviados apresenta um espetáculo de música popular portuguesa.
“Programação Cultural em Espaço Rural” é o tema do debate previsto para dia 26, pelas 21h30, no Pólo Museológico Cândido Guerreiro e Condes de Alte.
Já na sexta-feira, dia 27, pelas 21h30, no Pólo Museológico, é inaugurada a exposição “Ciclo do Pão”, com bonecos de trapo. O grupo de Teatro Miralumim, criado no âmbito do Projeto Bem-me-quer, sobe ao palco com a peça “Teatro do Pão”, pelas 21h30.
No dia 28, das 10h00 às 12h30, o naturopata João Beles vai estar no Pólo Museológico para orientar a Oficina de plantas medicinais, onde irá abordar as suas utilizações, seguindo-se um passeio pelo campo.
Às 16h00, Luísa Martins, investigadora de História Local, apresenta a palestra “O Pão de Cada Dia” (Concelho de Loulé, séculos XIV e XV), ao qual se segue a apresentação do filme/documentário “Ciclo do Pão”, produzido na aldeia dos Montes Novos.
À noite, o grupo Bateopé promove um concerto/baile, na Fonte Pequena, pelas 21h30.
Para o dia 29, o grande destaque vai para o desporto e para a realização de mais uma edição do Passeio/Maratona de BTT de Alte. A concentração está agendada para a Fonte Pequena, pelas 10h00 e, para além da Maratona (83 km), Meia-Maratona (48km), Passeio Clássico (25km) e Passeio Familiar (16km), a organização propõe ainda um passeio pedestre e passeio em bicicletas urbanas.
O Mercadinho de Produtos Regionais, na Fonte Pequena, e noite de fado com Inês Graça e Luís Manhita, na Casa do Povo, pelas 21h30, são as outras propostas deste dia.
Já na véspera de feriado, o Pólo Museológico recebe uma manhã de animação infantil e uma tarde intercultural, com mini aulas de vários idiomas, dança, bingo cultural, entre outras. À noite, na Casa do Povo, o Grupo Coral de Ourique promove um espetáculo de cantares alentejanos, com início às 21h30.
A Semana Cultural de Alte culmina com o tradicional Festival de Folclore e cerimónia tradicional de Casamento com Boda, no dia 1 de maio, junto à Fonte Pequena, e que atrai à aldeia inúmeros visitantes. Este ano participam neste evento o Grupo Folclórico da Casa do Povo de Alte, o Rancho Folclórico “As Trigueirinhas do Pisão” (Vila Nova de Gaia), o Rancho Folclórico dos Soutos da Caranguejeira de Leiria e o Rancho Folclórico do Vale de Santarém.
Fonte: CML