Todos os anos, cerca de 1000 PRATICANTES e mais de 150 CRIANÇAS oriundos de todo o nosso País e do Mundo, participam numa mega aula do yoga destinada a todos aqueles que queiram celebrar um dia pelo planeta, pela fraternidade mundial, pela vida e pela humanidade, e pelo esbatimento das desigualdades mundiais. Esta Celebração é de âmbito Mundial, um Dia que é candidato nas Nações Unidas e Unesco a primeiro dia global, de iniciativa Portuguesa, celebrado desde 2001 nos anos ímpares em Lisboa e nos anos pares nas restantes cidades do país.
Quem se dirigir ao Complexo Desportivo Fernando Mamede às 10h30 pode ainda assistir às acuações do Grupo de Demonstração de Yoga Avançado – PASHUPATI e do Coral-Orquestra OMKÁRA, ambos da Confederação Portuguesa do Yoga, bem como às intervenções dos Grandes Mestre e Escolas do Yoga Internacionais e demonstrações das Escolas do Yoga Nacionais.
A entrada é gratuita basta o participante contactar a sua Escola do Yoga, para que a mesma se torne apoiante desta Iniciativa e contacte a Confederação Portuguesa do Yoga. Se ainda não for praticante pode contactar diretamente a Confederação Portuguesa do Yoga, será convidado a fazer a Aula.
Para os primeiros 500 participantes no dia 24 de junho, kits de oferta!
Como sempre no dia anterior – Sábado 23 de junho – a partir das 9:00h no Teatro Municipal Pax Julia terá lugar o DIA DO Sámkhya e do Darshana que irá contar com a participação dos Grandes Mestres do Yoga Mundiais e Escolas do Yoga Internacionais e Nacionais, bem como Astrofísicos e Astrónomos (com telescópios profissionais) que irão abordar a temática do Grande Cosmos e da nossa integração no mesmo, enquanto Seres Humanos.
Este dia já foi oficialmente proclamado na Índia em 2011 – dezembro 4 e 5 – numa Cimeira que juntou as 12 Principais Linhagens do Yoga Tradicional da Índia com a Co-Organização da Confederação Portuguesa do Yoga.
Esta é a única Iniciativa em Portugal de cariz Internacional que atrai pela primeira vez ao nosso País as mais altas individualidades do Yoga da Índia e do Mundo, bem como os apoios e presença de várias personalidades Nacionais e Internacionais, entre as quais realçamos em anos anteriores:
Dr.ª Maria Barroso; Arquiteto Siza Vieira; Embaixadora da Índia; Grandes Mestres e Linhagens do Yoga da Índia, Estados Unidos, Canadá, Egito , França, Espanha, Bélgica, Sérvia; Representantes das principais Religiões do Mundo; Representantes dos Principais Partidos Políticos; Organizações Quercus, Acapo, Cáritas, Janita Salomé, Vitorino, Rão Kyao, Viviane, Nuno da Câmara Pereira, entre outros.
Todos os anos é atribuído o Prémio Gandhi / Sérgio Vieira de Mello que distingue o trabalho feito em prol da Globalidade Justa, Igualdade Inter-Étnica e Fraternidade. Entre os galardoados estiveram Arq. Siza Vieira, Dr. Mário Soares, Dr. Durão Barroso, Médicos sem Fronteiras, Lula da Silva, Bombeiros Voluntários Portugueses.
É também candidato precursor a Primeiro dia Global – Humanidade Lúcida e Fraterna, pela Importância da Vida, valorização do que todos têm em comum, e pela Sustentabilidade da Diversidade, junto às Nações Unidas e Unesco no Solstício Junho 21 – um dia Supra Cultural (comemorado sempre no Domingo seguinte), e de iniciativa Portuguesa, este Dia é celebrado desde 2001 e reúne os principais Partidos Políticos Nacionais, as mais importantes Religiões do Mundo, e as Escolas mais conceituadas do Yoga que o celebram nos seus próprios países.
Organização da Confederação Portuguesa do Yoga, com o apoio da Câmara Municipal de Beja, Fundação Inatel e Comité Olímpico de Portugal
Fonte: Confederação Portuguesa do Yoga