Vídeo também disponível na +Algarve TV (Meo Kanal nº 209742)
{youtube}ICUdHrbM9vE{/youtube}
A iniciativa foi da autoria de Daniela Romba, Inês Antunes e Joana Santos, estudantes do curso de Terapia da Fala, na Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve.
O projeto desenvolvido ao longo do semestre na Unidade Curricular de Perturbações da Fluência terminou assim com uma discussão aberta sobre a gaguez, com a participação especial da Terapeuta da Fala Mónica Rocha e da Educadora de Infância Ana Teresa Faria e com testemunhos reais: Helena Justo e Yolanda Fernandes.
A tertúlia contou com uma audiência heterogénea de 16 pessoas, entre elas, Psicólogos, estudantes de Terapia da Fala e de Educação Básica e Médicos. Abordaram-se temas como as causas da gaguez, os mitos em torno da temática, a intervenção em Terapia da Fala, o papel dos pais e dos educadores de infância face à perturbação, entre outros.
O feedback foi bastante positivo, sendo que muitos dos presentes relatam ter compreendido os assuntos abordados de uma forma simples e concisa, apresentada sob várias perspetivas. Fica aberto o caminho para mais iniciativas, que colmatem as lacunas da formação oferecida tanto a pais como a profissionais da área da saúde e educacional.