Graças a São Patricio

0
267
sao patricio
sao patricioMarço, e com muito verde por cá, não o da natureza por causa do clima, mas a festejar São Patrício,Padroeiro da Irlanda. Originários dos Celtas de há milhares de anos, hoje, milhões de irlandeses sentem-se gratos continuam a reconhecer São Patrício que converteu esse povo no século V, valendo-lhe ficar como a figura principal em termos religiosos e mesmo culturais da maior parte da Irlanda.

O símbolo, trevo de três folhas está por todo o lado digamos assim, vestir, usar algo de cor verde no dia 17 de Março, a homenagear o santo, è tradição muito ao gosto de todas as etnias na América.

Sendo a comunidade irlandesa em grande número cá na área, muitas são as paradas dedicadas a São Patrício. Com bom tempo, pareceu graças ao Santo, da mais perto de casa, assisti no passado sábado dia 7, que se realizou apesar dos amontoados de neve feitos nas limpezas de neve do terrível inverno deste ano aqui na Nova Inglaterra. Fascinante foi ver toda aquela gente a desfilar com dizeres nos blusões, nas camisolas, na veste cada qual pertença do seu grupo, ou individual, a mostrarem a sua genialidade.

A cultura irlandesa em termos musicais e dança, por vezes fazem-me lembrar acordeonistas tocando corridinhos do Algarve, e, parece-me que noutros tempos entusiasmavam mais pessoas a rodar, saltar, sapatear. Os irlandeses são incansáveis na rapidez, nessas maneiras de dança. Valem-lhe muito uma das mais enérgicas violinistas do mundo a Mairèad, das famosas Celtic Woman.

Nesta altura, a gastronomia irlandesa naturalmente apresenta alegre imagem com seus complementos de vegetais nos pratos à Saint Patricks, como eles dizem, sempre dignos de belas edições a que podemos agradecer ao padroeiro irlandês.

Ireneu Vidal da Fonseca 
Massachusetts
U.S.A.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.