Cortejo Etnogràfico nas Festas do Divino Espìrito Santo em Fall River

0
354
011
011Mostrar costumes, e maneiras de vida doutras eras a desfilar, foi mais uma vez e no passado sàbado, 29 de Agosto, na cidade de Fall River, Massachusetts, evento sem igual no tradicional cortejo etnogràfico.

As Festas do Divino Espìrito Santo, como è evidente, têm seu ponto alto com a esplendorosa procissão sempre ao domingo. Recordo que em 2010, o Senhor Bispo do Algarve, D. Manuel Neto Quintas, foi o prinncipal convidado religioso destas grandes festas da Comunidade Lusa, e muito organizadas pela gente açoreana da região da Nova Inglaterra.

Nesse ano de 2010, não houve cortejo etnogràfico por causa de fortes chuvadas. Este ano, com ameno dia de verão, o andar de toda esta envolvência ìa brilhando perante os olhares do pùblico, desde o parque do monumento Portas da Cidade, atè ao Kennedy Park, com multidão tambèm inumeràvel a ver a chegada do cortejo. È assim todos os anos, como o povo diz quem gosta gosta sempre. A desfilar junto às entidades oficias, e vindo de Portugal, estava o Secretàrio de Estado das Comunidades Josè Cesàrio, como convidado de honrra.

A qualquer momento os sons de acordeãos bem ao gosto português. Muitos vinham, acompanhavam as alegrias do folclore. De salientar, 5 amigos, o Narciso Correia, Daniel Costa, Brian Correia, e o descendente Algarvio Daniel Silva, tambèm exìmio acordeonista, e mais o Josè Laçerda, com pequenina concertina de madeira.

No desfile, lembrar custosos trabalhos agricolas de outros tempos no campo atravès de ferramentas, e com os animais, foi grande atração, e mostras de comes e bebes, e lidas do mar, tudo rimando num espetàculo sem precendentes.

Se todos merecem ser referênciados nesta crònica, o que è impossivel, não deixo de mencionar os Amigos da Terceira, Associação Açoreana de Pawtucket, R.I. sempre cheios de vivacidade nas suas atuações pela Comunidade.

Evidentemente que todos grupos organizações, de uma ou de outra maneira foram apreciados. Todo este pessoal a desempenharem relevante papel, muitas muitos, com enorme dedicação e amor àquilo a que pertencem. No que toca aos açoreanos, quem sabe se alguns são de ascendência algarvia. O certo è que não lhes falta juventude com jeito para figurar em tradições.

reneu Vidal da Fonseca 
Massachusetts
U.S.A.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.