Em Olhão, são também vários os estabelecimentos de restauração que aderiram a esta semana gastronómica, ao longo da qual os visitantes vão ter oportunidade de degustar diversas formas de confecionar este recurso do mar algarvio.
De acordo com o CCMAR, a valorização dos recursos pesqueiros passa pelo aumento de conhecimentos da biologia e ecologia das espécies capturadas intencionalmente ou acessoriamente. Estas últimas espécies, muitas vezes rejeitadas ao mar, são muito relevantes para a política comum de pescas comunitária e nacional, sendo o seu aproveitamento comercial desejado para uma exploração racional e sustentada dos oceanos. A cavala é uma das espécies mais capturadas, mas também das mais rejeitadas, da frota algarvia.
A Semana da Cavala é uma dessas ações, e surge com o apoio das câmaras municipais do Sotavento algarvio, entre as quais a de Olhão, do Programa Operacional das Pescas (PROMAR) e do Grupo de Ação Costeira Sotavento do Algarve (GAC SOTAVENTO). O GAC Sotavento do Algarve é uma parceria entre entidades públicas e privadas, que assume a responsabilidade de implementar uma estratégia de desenvolvimento na zona costeira do sotavento do Algarve e encontra-se sediada, desde a sua fundação, no Município de Olhão.
Esta semana gastronómica contempla ainda os concursos Cavala com Pinta e Cavala com Pinta Júnior, onde os participantes vão pôr à prova os seus dotes de pintura.
A Semana da Cavala encontra-se presente na internet, em http://www.cavala.pt/, ou em https://www.facebook.com/cavala.algarvia, onde se pode conhecer a lista dos restaurantes aderentes, bem como o regulamento do concurso de pintura.
Fonte: CMO