Presidiu ao ato o Presidente do Clube aniversariante, Mestre Eng. Prof. Ilídio Mestre (Docente da Universidade do Algarve), que estava ladeado pelo Dr. Rogério Bacalhau (presidente do Município) e Dr. Abílio Lopes (que em Julho assumirá as funções de Governador do Distrito Rotário 1960).
Dois momentos de profundo significado, para além do objetivamente primário que foi a celebração de cinquenta e quatro anos de vida do Clube, donde o movimento rotário se expandiu Algarve em fora: a nomeação, a título definitivo, com imposição dos emblemas de «Sócio Honorário» (a mais alta distinção rotária e apenas concedida em casos especiais) e entrega dos respetivos diplomas a duas conhecidas figuras algarvias: António Gomes Afonso (Secretário Geral do Clube e uma vida dedicada à Comunidade), que foi apadrinhado por Henrique Brito Figueira e o jornalista João Leal (decano dos jornalistas algarvios, único representante da Imprensa vivo e que em 1962 assistiu na Praia da Rocha á entrega da Carta Constitucional), de que foi padrinho o Eng. Tito Olívio Henriques, cujos perfis foram enaltecidos pelas diversas entidades presentes.
Outro momento assinalado foi a admissão em Rotary de dois novos elementos: a Arquiteta Teresa Correia e o Eng. Bruno Lage, ambos com destacadas funções na vida regional e que tiveram como padrinho o Presidente do Rotary Clube de Faro, Mestre Eng. Prof. Ilídio Mestre, que destacou o currículo de ambos, num significativo processo do aumento e rejuvenescimento do quadro social do Clube, de que constitui um dos suas ações prioritárias.
Participaram na reunião elementos dos Clube de Faro, Tavira, Olhão e Lagos e o protocolo esteve confiado a Joaquim Eduardo Teixeira (uma noite recheada de emoções).
Ao usar da palavra o Presidente da Autarquia felicitou o Clube, os novos rotários e os distinguidos com o título de «Sócio Honorário».
No «Momento do Presidente» o Professor Ilídio Mestre recordou que «o nosso compromisso é recuperar o quadro social do Clube», apontou a campanha em curso de aquisição pelos rotários algarvios de uma nova unidade de rasteio do cancro a entregar à benemerente AOA (Associação Algarvia do Cancro) e fez entrega ao Dr. Carlos Figueira (Presidente da Associação Algarvia da Paralisia Cerebral) de um cheque no valor de mil euros como corolário do concerto realizado no dia 5 de Outubro, no Teatro Lethes, em Faro, por um quarteto de jovens músicos alemães.
JL