Gomes Afonso e João Leal «Sócios Honorários» do Rotary Clube de Faro

0
296
rotary faro
Foi em festivo ambiente que decorreu, no Hotel Eva, na capital sulina, o 54° aniversário do Rotary Clube de Faro, decano dos clubes rotários algarvios, pelo empenho, dedicação e espírito de servir do sempre saudoso Benigno Cruz.

Presidiu ao ato o Presidente do Clube aniversariante, Mestre Eng. Prof. Ilídio Mestre (Docente da Universidade do Algarve), que estava ladeado pelo Dr. Rogério Bacalhau (presidente do Município) e Dr. Abílio Lopes (que em Julho assumirá as funções de Governador do Distrito Rotário 1960).

Dois momentos de profundo significado, para além do objetivamente primário que foi a celebração de cinquenta e quatro anos de vida do Clube, donde o movimento rotário se expandiu Algarve em fora: a nomeação, a título definitivo, com imposição dos emblemas de «Sócio Honorário» (a mais alta distinção rotária e apenas concedida em casos especiais) e entrega dos respetivos diplomas a duas conhecidas figuras algarvias: António Gomes Afonso (Secretário Geral do Clube e uma vida dedicada à Comunidade), que foi apadrinhado por Henrique Brito Figueira e o jornalista João Leal (decano dos jornalistas algarvios, único representante da Imprensa vivo e que em 1962 assistiu na Praia da Rocha á entrega da Carta Constitucional), de que foi padrinho o Eng. Tito Olívio Henriques, cujos perfis foram enaltecidos pelas diversas entidades presentes.

Outro momento assinalado foi a admissão em Rotary de dois novos elementos: a Arquiteta Teresa Correia e o Eng. Bruno Lage, ambos com destacadas funções na vida regional e que tiveram como padrinho o Presidente do Rotary Clube de Faro, Mestre Eng. Prof. Ilídio Mestre, que destacou o currículo de ambos, num significativo processo do aumento e rejuvenescimento do quadro social do Clube, de que constitui um dos suas ações prioritárias.

Participaram na reunião elementos dos Clube de Faro, Tavira, Olhão e Lagos e o protocolo esteve confiado a Joaquim Eduardo Teixeira (uma noite recheada de emoções).

Ao usar da palavra o Presidente da Autarquia felicitou o Clube, os novos rotários e os distinguidos com o título de «Sócio Honorário».

rotary faro

No «Momento do Presidente» o Professor Ilídio Mestre recordou que «o nosso compromisso é recuperar o quadro social do Clube», apontou a campanha em curso de aquisição pelos rotários algarvios de uma nova unidade de rasteio do cancro a entregar à benemerente AOA (Associação Algarvia do Cancro) e fez entrega ao Dr. Carlos Figueira (Presidente da Associação Algarvia da Paralisia Cerebral) de um cheque no valor de mil euros como corolário do concerto realizado no dia 5 de Outubro, no Teatro Lethes, em Faro, por um quarteto de jovens músicos alemães.

JL

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.