Pode ver este trabalho com mais qualidade no Youtube, ou na +Algarve TV (Meo Kanal 209742)
{youtube}IozbjP18_qI{/youtube}
Este, que é um dos maiores presépios do país, integra, na sua 13ª edição, mais de 20 toneladas de areia, 4 toneladas de pó de pedra e 2500 quilos de cortiça.
Acrescem a esta lista 160 metros quadrados de musgo e uma complexa base de suporte onde se localiza toda a área técnica da estrutura o que permite, por exemplo, o funcionamento dos lagos, a iluminação das casas e os efeitos cénicos.
Para dar vida a este presépio foram necessários mais de 40 dias e 2500 horas de trabalho. Os preparativos começaram há muitos meses atrás, com a construção das centenas de figuras e adereços, tudo feito localmente nas instalações da autarquia.
Este trabalho tem a assinatura de Augusto Rosa e Teresa Marques, dois funcionários autárquicos que contaram com a ajuda de outros três colaboradores: Joaquim Soares, Telmo Crispim e João Gomes.
As entradas no presépio têm o valor simbólico de cinquenta cêntimos, verba que reverte a favor do Centro de Acolhimento Temporário «Gente Pequena» da Santa Casa da Misericórdia de VRSA, instituição que tem por finalidade o acolhimento de crianças e jovens, em situação de risco, dos 0 aos 18 anos.
O presépio gigante de Vila Real de Santo António está patente ao público no Centro Cultural António Aleixo, até ao dia 10 de janeiro de 2016. Pode ser diariamente visitado das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 19h00. No dia 1 de janeiro estará aberto das 14h30 às 19h00.
Fonte: CMVRSA