Na LaSalette, e o espírito natalício

0
395
presepio002
Desde 1953, que as decorações, o festival de Natal no parque da National of Our Lady of LaSalette cá do Massachusetts, continua a ser muito visitado por milhares e milhares de pessoas durante mais de um mês. Numa destas noites de principios de Dezembro, lá fui.

A temperatura não gelava como há quaze dois anos quando lá estive mesmo em pleno dia. Desta vez, além da fulgurância das iluminações, e com a luz do presépio feito no alpendre, evidentemente que LaSalette torna-se mais atraente mais encantadora.

Quando vejo estas coisas como tantas outras a condizer com o espírito natalício, aperta a saudade há mais amor. Aviva-me a lembrança das pequenas searas nos pratos e nos vasos que minha saudosa Mãe colocava no parapeito de janela, e junto ao presépio. Eramos pequenos, mesmo já crescidos faziam-nos crer que o Pai Natal era um senhor verdadeiro vindo do Pólo Norte. Depois da meia noite descia pela chaminé. Acreditavamos, e logo de manhã cedo havia muita alegria com o que o senhor gorducho de barbas brancas deixava na lareira. Não tanto como muitas crianças têm agora, e nos dias seguintes não havia muitas trocas porque não serve, não gostam.

A gente adulta não era muito presenteada, hoje os tempos são outros, anda-se para aqui, para ali, na procura no que pensamos ser o mais ideal ou útil para oferecer à pessoa. Ao mesmo tempo estamos a contribuir um pouco para que se faça mais, fabrique-se mais. Há mais trabalho. Como sempre o meu pedido situa-se num livro, ou CD musical. Está-me a lembrar das melodias, Do TheyKnow It,s Cristmas, e Silent Night – e da grande virtude do Natal, aliviar os menos afortunados.

presepio002

De momentos muito marcantes em termos de saudade e emoções, o espírito natalício põe muita gente a viajar, ver familiares, o lugar das origens tão na memória, e como não poderia deixar de ser muito no pulsar do mundo da emigração.

A finalizar a crónica, os meus votos para que a celebrar o Natal, a dita magia desta época eleve a compreensão, desfaça mal entendidos, promova o entendimento na humanidade. Feliz Natal.

Ireneu Vidal da Fonseca 
Massachusetts
U.S.A.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.