Na próxima sexta-feira, 2 de dezembro, pelas 10h00, é inaugurada a “Aldeia dos Sonhos”, com um Desfile Escolar que irá integrar cerca de 3.000 alunos dos agrupamentos de escolas de Loulé. Vestidos com as cores natalícias, as crianças terão a oportunidade de visitar todos os espaços desta aldeia e trocar algumas palavras com o Pai Natal que os irá receber em sua casa.
A partir deste dia e até 30 de dezembro, a “Aldeia dos Sonhos” irá animar a cidade, este ano com novos espaços e atividades. Pretende-se recriar a Aldeia do Pai Natal, com decoração temática, a casa do Pai Natal, o largo dos duendes, pista de gelo, uma “mini” roda gigante, brinquedos tradicionais, bonecos de neve, um carrossel de madeira, insufláveis, pinturas faciais, gastronomia alusiva à quadra, nomeadamente uma “praça de doces”, e todo o ambiente caloroso associado a esta festividade.
Este ano, para além da Cerca do Convento e Claustro, a “Aldeia dos Sonhos” estende-se também à Alcaidaria do Castelo, Praça D. Afonso III e Largo de S. Francisco. A animação será uma constante nesta Aldeia, com a realização de espetáculos de teatro, “Horas do Conto” e até um concerto do Avô Cantigas (dia 3, 16h00).
A “Aldeia dos Sonhos” vai funcionar com o seguinte horário: de domingo a sexta-feira, das 14h30 às 19h30 (incluindo dia 25 de dezembro), e aos sábados, das 10h30 às 19h30. A entrada é livre.Nesta sexta-feira, a Autarquia, em parceria com a ACRAL, irá promover a White Friday, uma noite em que os preços das lojas vão cair como a neve. Entre as 19h00 e as 23h00, o centro da cidade vai cobrir-se de branco, ao mesmo tempo quem por aqui passar poderá fazer compras nas lojas do comércio local com descontos.
Para além da animação de rua e da decoração das montras, está previsto um evento solidário – Encontro de “Camisolas de Natal” pelos bares e cafés aderentes, onde amigos, familiares ou empresas se vão juntar para celebrar um Natal mais solidário. A Autarquia convida as pessoas a saírem à rua vestidas de Natal de corpo, com as tradicionais camisolas com motivos natalícios ou outros adereços como gorros e enfeites, e de alma, isto é, que tragam brinquedos, roupas ou comida para depositar nas caixas que vão estar em alguns cafés e bares da cidade. Estes donativos serão entregues à Existir, UNIR e Centro de Acolhimento “Os Miúdos”.
Entretanto, no passado fim de semana arrancou o Programa de Animação de Natal no Concelho, com a chegada do Pai Natal às cidades de Loulé e Quarteira e à vila de Almancil, e a inauguração da iluminações que irão decorar as localidades durante esta época festiva.