Concerto de Guitarra em Olhão

0
474
Olho guitarras

O Museu Municipal de Olhão acolhe esta sexta feira, dia 3 de março, pelas 17h00, um concerto do músico José Alegre, intitulado “Retratos de Alma Caminhos da Guitarra Portuguesa”. A iniciativa conta com o apoio do Município de Olhão e integra-se na programação do 365 Algarve.

Nesta apresentação, o público é convidado a embarcar numa viagem sonora imaginária pelos vários universos da guitarra, desde a sonoridade romântica e cheia de dramatismo da guitarra coimbrã até ao trinado dos guitarristas de Lisboa mais ligados à tradição fadista.

Para além das duas guitarras e escolas referidas, será também apresentado o guitolão, guitarra portuguesa barítono, instrumento do qual só existem três exemplares, idealizado por Carlos Paredes e construído pelo mestre Luthier Gilberto Grácio.

Será executado repertório da autoria de Gonçalo, Artur e Carlos Paredes, José Nunes, Casimiro Ramos e Custódio Castelo, bem como temas originais, música antiga e mediterrânica.

A guitarra portuguesa tem raízes históricas na família das cítaras renascentistas, que teve um período de grande expansão nos séculos XVI e XVII em toda a Europa, mas com especial incidência na bacia mediterrânica. A persistência deste instrumento em Portugal deve-se quase exclusivamente à sua utilização na música de expressão oral e ao desenvolvimento e consolidação do género que evoluiu ao longo do seu percurso, transportando consigo o nome de um país e a alma de um povo.

José Alegre nasceu em Lisboa em 1963 e iniciou o seu trajeto musical de forma autodidata nos primeiros anos da adolescência. Considera a música como um mundo aberto e sem fronteiras, repartindo a sua prática por vários instrumentos, e os seus interesses por áreas tão diversas como a música histórica, o rock, o fado, a música tradicional portuguesa e muitas outras formas étnicas com que se cruza.

Em 1997, concluiu os estudos de guitarra clássica no Conservatório Regional do Algarve. Iniciou-se na guitarra portuguesa em 2002 com o guitarrista Miguel Drago, mas a partir de 2005 passa a trabalhar com regularidade com o guitarrista e compositor Pedro Caldeira Cabral, numa perspetiva mais abrangente.

Em setembro de 2008, inicia os seus estudos na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco onde conclui a primeira licenciatura em guitarra portuguesa orientada pelo músico, compositor e produtor Custódio Castelo.

Atualmente frequenta o Mestrado em Ensino de Música, variante Instrumento e Música de Câmara, e leciona guitarra portuguesa nos conservatórios de Portimão, Lagoa e Loulé.

O 365 Algarve é um programa cultural que complementa a oferta tradicional da região com mais de mil apresentações de música, dança, teatro, exposições, animação de património, entre outras.

A primeira edição decorre desde outubro de 2016 e até maio de 2017 e os eventos acontecem em todo o território algarvio.Olho guitarras

Fonte: GRP do Município de Olhão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.