A DECO Algarve constata que nos dois primeiros meses de 2017 os pedidos de ajuda de consumidores sobre endividados são consideravelmente superiores, mais 14% do que os registados no mesmo período do ano passado.
Aumenta a fragilidade financeira das famílias Algarvias.
No presente ano verificou-se um aumento de pedidos de apoio de trabalhadores do sector privados, mais 11% do que em 2016, e um acréscimo de 7% no caso dos consumidores desempregados.
Defender os direitos e legítimos interesses dos consumidores, contribuir para resolver os seus problemas e apoiá-los no exercício desses direitos tem sido a nossa missão há já 43 anos. A DECO aposta na proximidade e apoio ao consumidor por todo o País. As delegações regionais, como a DECO Algarve, permitem um aumento da nossa intervenção pública, promovendo um consumidor mais informado, consciente e protegido.
O número de famílias algarvias sem capacidade financeira para pagar as suas prestações de crédito e contas de casa não pára de aumentar.
As principais causas são a deterioração das condições laborais, explicadas, sobretudo, pelos baixos salários oferecidos a quem entra de novo no mercado de trabalho e o desemprego.
Do contacto diário com as famílias da região, a DECO Algarve sente que estas apresentam baixas competências de literacia financeira. Defendendo a ideia de que é de pequenino que se torce o pepino, a equipa da DECO Algarve desenvolveu um jogo de tabuleiro, o “Jogo do Poupar”, para os alunos do 1.º ciclo.
Neste jogo os alunos terão de responder a perguntas sobre gestão de orçamento e distinguir bons e maus comportamentos de consumo/poupança, procurando-se, assim, dotar os mais jovens sobre informação financeira, para que reconheçam a importância do dinheiro de forma simples e divertida. As crianças poderão ser um veículo de mudança do comportamento das famílias, contribuindo para o seu bem-estar financeiro
A DECO Algarve reivindica o reforço da informação financeira, pois este é o único caminho para levar o consumidor a uma compreensão mais clara dos diferentes produtos financeiros disponíveis no mercado, permitindo que seja capaz de avaliar as vantagens e riscos dos mesmos
A DECO Algarve está situada na Rua Dr. Coelho de Carvalho, nº1 C, em Faro e estende os seus serviços de informação e apoio ao consumidor através dos protocolos estabelecidos com:
Câmara Municipal de Faro, diariamente na delegação regional.
Câmara Municipal de Lagoa, 1ª quarta-feira de cada mês. Marcação tem de ser efetuada junto dos serviços da CM.
Câmara Municipal de Loulé, 1ª 3ª feira de cada mês atendimento no Centro Autárquico de Quarteira e no Espaço da Loja SMDC. Loulé o atendimento é também mensal e decorre na terceira 4ªf
Câmara Municipal de Olhão, dias 14 e 28 (ou nos dias imediatamente a seguir sempre estes sejam no fim de semana ou feriado) marcação tem de ser efetuada junto dos serviços da Câmara Municipal.
Junta de Freguesia de Portimão, última sexta-feira de cada mês entre as 09h30 e as 13h00
Câmara Municipal de Tavira, consumidor deve contactar com o CIAC para verificar o dia de atendimento para o mês pretendido.Fonte: DECO-Delegação Regional do Algarve