DECO Algarve mais perto de si

0
292
Logo DECO

A DECO Algarve constata que nos dois primeiros meses de 2017 os pedidos de ajuda de consumidores sobre endividados são consideravelmente superiores, mais 14% do que os registados no mesmo período do ano passado.

Aumenta a fragilidade financeira das famílias Algarvias.

No presente ano verificou-se um aumento de pedidos de apoio de trabalhadores do sector privados, mais 11% do que em 2016, e um acréscimo de 7% no caso dos consumidores desempregados.

Defender os direitos e legítimos interesses dos consumidores, contribuir para resolver os seus problemas e apoiá-los no exercício desses direitos tem sido a nossa missão há já 43 anos. A DECO aposta na proximidade e apoio ao consumidor por todo o País. As delegações regionais, como a DECO Algarve, permitem um aumento da nossa intervenção pública, promovendo um consumidor mais informado, consciente e protegido.

O número de famílias algarvias sem capacidade financeira para pagar as suas prestações de crédito e contas de casa não pára de aumentar.

As principais causas são a deterioração das condições laborais, explicadas, sobretudo, pelos baixos salários oferecidos a quem entra de novo no mercado de trabalho e o desemprego.

Do contacto diário com as famílias da região, a DECO Algarve sente que estas apresentam baixas competências de literacia financeira. Defendendo a ideia de que é de pequenino que se torce o pepino, a equipa da DECO Algarve desenvolveu um jogo de tabuleiro, o “Jogo do Poupar”, para os alunos do 1.º ciclo.

Neste jogo os alunos terão de responder a perguntas sobre gestão de orçamento e distinguir bons e maus comportamentos de consumo/poupança, procurando-se, assim, dotar os mais jovens sobre informação financeira, para que reconheçam a importância do dinheiro de forma simples e divertida. As crianças poderão ser um veículo de mudança do comportamento das famílias, contribuindo para o seu bem-estar financeiro

A DECO Algarve reivindica o reforço da informação financeira, pois este é o único caminho para levar o consumidor a uma compreensão mais clara dos diferentes produtos financeiros disponíveis no mercado, permitindo que seja capaz de avaliar as vantagens e riscos dos mesmos

A DECO Algarve está situada na Rua Dr. Coelho de Carvalho, nº1 C, em Faro e estende os seus serviços de informação e apoio ao consumidor através dos protocolos estabelecidos com:

Câmara Municipal de Faro, diariamente na delegação regional.

Câmara Municipal de Lagoa, 1ª quarta-feira de cada mês. Marcação tem de ser efetuada junto dos serviços da CM.

Câmara Municipal de Loulé, 1ª  3ª feira de cada mês atendimento no Centro Autárquico de Quarteira e no Espaço da Loja SMDC. Loulé o atendimento é também mensal e decorre na terceira 4ªf

Câmara Municipal de Olhão, dias 14 e 28 (ou nos dias imediatamente a seguir sempre estes sejam no fim de semana ou feriado) marcação tem de ser efetuada junto dos serviços da Câmara Municipal.

Junta de Freguesia de Portimão, última sexta-feira de cada mês entre as 09h30 e as 13h00

Câmara Municipal de Tavira, consumidor deve contactar com o CIAC para verificar o dia de atendimento para o mês pretendido.Logo DECOFonte: DECO-Delegação Regional do Algarve

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.