A 20 de março, segunda-feira, pelas 21h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, José Pacheco vai apresentar mais uma conferência integrada no Ciclo “Horizontes do Futuro”, subordinada ao tema “Aprender em comunidade de aprendizagem”.
Durante o dia, das 9h30 às 13h00 e das 14h30 às 18h00, na Sala da Assembleia Municipal, o conferencista irá coordenar o workshop/formação contínua de professores “Escolas em transição – reconfigurar as práticas escolares”.
«Os projetos humanos contemporâneos não se coadunam com as práticas escolares que ainda temos, carecem de um novo sistema ético e de uma matriz axiológica clara, baseada no saber cuidar e conviver. Requerem que abandonemos estereótipos e preconceitos, exigem que se transforme uma escola obsoleta numa escola que a todos e a cada qual dê oportunidades de ser e de aprender.
Urge humanizar a educação, conceber novas construções sociais de aprendizagem, nas quais se concretize educação integral. Urge constituir redes de aprendizagem, que promovam desenvolvimento humano sustentável. Diz-nos Maturana que a educação acontece na convivência, de maneira recíproca entre os que convivem. Se a modernidade tende a remeter-nos para uma ética individualista, nunca será demais falar de convivência, diálogo e participação, enquanto condições de aprendizagem. Será oportuno falar de comunidades de aprendizagem».
Mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, José Pacheco é especialista em Música e Alfabetização. Foi fundador da “Escola da Ponte”, em Portugal, referência mundial de sucesso em inovação pedagógica, o que lhe deu o título de Notório Especialista.
Foi membro do Conselho Nacional de Educação de Portugal, coordenador do “Educação para Todos” projeto de 2001/2004, desenvolvido pelo Instituto Paulo Freire. Foi coordenador do projeto “Fazer a Ponte”, realizado na “Escola de Ponte” de 1976/2004, projeto que o levou a ganhar vários prémios, entre eles os de “Excelência Académica Prémio da Fundação Engº António de Almeida”, “Comenda da Ordem da Instrução Pública” e “Experiências Inovadoras no Ensino”.
Em 2007, adotou o Brasil como Mátria. Desde então tem dado a volta ao país, mobilizando professores, educadores, estudantes, crianças, jovens e entusiastas da Educação que acreditam na transformação democrática por meio da Educação, da integração comunitária e das artes. É indutor de mais de 100 projetos para uma nova Educação no Brasil, e colaborador voluntário no Projeto Âncora, uma ONG em Cotia, São Paulo, que segue o mesmo modelo de ensino da “Escola da Ponte”.
Foi investigador do IBICT – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, no Projeto Brasília 2060 – Plano Estratégico para a uma Cidade Sustentável, onde desenvolveu pesquisa na área da Educação. No Ministério da Educação integrou o Grupo de Trabalho de Inovação e Criatividade da Educação Básica. É diretor pedagógico da EcoHabitare Consultoria e Projetos Ltda., empresa social que promove iniciativas com foco na criação de comunidades sustentáveis a partir de comunidades de aprendizagem. Participa na Rede de Inovação e Criatividade da Educação do Sesc Nacional atuando nos grupos de trabalho de Formação e Avaliação. É autor de inúmeros livros e artigos sobre educação e um grande dinamizador da gestão democrática.
Esta iniciativa tem entrada livre.
Fonte: GECI da CM de Loulé