Inauguração da exposição de fotografia “Arborescências”, dia 16 de março, quinta-feira, às 18h00, no Teatro das Figuras, em Faro.
O Teatro das Figuras prossegue o programa de exposições que, desde 2015, tem reunido um conjunto de artistas que questionam o estado do mundo através do suporte fotográfico.
Na sequência da exposição anterior, da autoria de Miguel Cheta, Christine Henry, outra artista radicada no Algarve preparou uma intervenção que partilha a mesma preocupação ambiental e que se constitui como um poderoso grito de alerta relativamente à progressiva e inelutável destruição do planeta em que nos foi dado o privilégio e a sorte de viver, de plantar, de amar, de fazer arte.
Christine Henry vive em Loulé e tem desenvolvido um percurso artístico marcado pela diversidade de suportes e linguagens e que tem vindo a merecer uma crescente e cada vez mais intensa atenção crítica.
Agora, apresenta a exposição Arborescências, termo desenvolvido por Gilles Deleuze e Félix Guattari na influente obra “Mille-Plateaux”, que reúne um conjunto de fotografias divididas em dois grupos: o primeiro a preto-e-branco que remonta à década de 1970, em suporte analógico, e o segundo, digital, realizado nos últimos anos.
ÁRVORE
Sobre esta terra arborescente, exterminamos as florestas! O solo é empobrecido, os oceanos são esvaziados, poluímos a água e o ar e empilhamos resíduos … O homem pisa, vai e vem na escuridão sobre um piso cheio de estilhaços! A maioria de nós sabe-o, a situação não vai melhorar. Brevemente, deixará de ser possível escrever sobre a beleza das flores. Elas não mais poderão manter as suas promessas.
Chistine Henry