Lisboa, 12 de abril de 2017 – Segundo dados do trivago Hotel Price Index, os preços dos hotéis portugueses subiram 10% quando comparados com os valores de abril de 2016, passando de 90€ para 99€ por noite. Fátima é, pelo segundo mês consecutivo, a cidade que regista o crescimento mais acentuado (44,23%), com uma subida de 23€ face ao período homólogo.
O preço médio da hotelaria portuguesa subiu 10% em relação aos valores praticados em abril de 2016. De acordo com dados disponibilizados pelo motor de busca trivago (www.trivago.pt), o valor da estadia num hotel nacional aumentou de 90€ para 99€ por noite. A apenas um mês da visita do Papa a Portugal, o grande destaque é Fátima, que, pelo segundo mês consecutivo, regista a maior subida de preços face ao período homólogo: uma noite na cidade custa em média 75€, enquanto que em abril do ano passado custava 52€, apresentando assim uma variação de 44,23%.
O segundo lugar da lista é ocupado por Faro, que registou uma subida de preços na ordem dos 21%, passando de 62€ para 75€ por noite. Já o último lugar do pódio pertence a Lisboa, onde o custo da estadia subiu de 108€ para 129€ por noite, crescendo 19,44%. Por outro lado, Covilhã (-20,25%), Vila Nova de Gaia (-6,82%) e Guimarães (-2,82%) são, do conjunto das principais cidades do país, os destinos que apresentam quebras de preços mais significativas face a abril de 2016.
Numa perspetiva regional, Lisboa (16,19%), Algarve (12,16%) e Madeira (10,68%) são as zonas que registaram maior crescimento em abril e são seguidas pela região Centro (4,41%), Norte (3,75%) e Açores (1,27%). O Alentejo é a única região que viu os seus preços médios descerem (-2,44%) durante este mês.
Melhores oportunidades para o mês da Páscoa
Durante o mês de abril, Cascais continua a ser o destino mais caro do país, apresentando um preço médio de 133€, enquanto que Peniche é, uma vez mais, o destino mais acessível, com um valor médio de 55€ por noite.
Sobre o estudo
O trivago Hotel Price Index (tHPI) é um estudo mensal que analisa a variação do preço médio por quarto duplo nos hotéis das principais cidades mundiais. O tHPI é um indicador preciso do mercado hoteleiro online: os valores fornecidos por mais de 250 sites de reserva e cadeias de hotéis criam o preço médio de hotel para cidades, regiões e países. O cálculo dos dados é efetuado com base nos quatro milhões de pesquisas diárias realizadas no serviço de comparação de preços da trivago.
Sobre a trivago
Fundada em 2005 e sediada em Düsseldorf, na Alemanha, a trivago é uma plataforma global de pesquisa de hotéis, focada em transformar a forma como viajantes pesquisam e comparam hotéis. A missão da trivago é “ser a primeira fonte de informação independente dos viajantes para encontrar o hotel ideal ao melhor preço”.
Até 30 de setembro de 2016, a plataforma de pesquisa de hotéis trivago ofereceu acesso a aproximadamente 1,3 milhões de hotéis em mais de 190 países. O acesso à plataforma da trivago pode ser efetuado a nível global através dos seus 55 sites e apps locais, disponíveis em 33 idiomas.
Fonte: Trivago.pt