“Telemóveis: desactivar serviço de contacto disponível”
A TMN e a Vodafone disponibilizam o serviço “contacto disponível” ou “aviso de disponibilidade” aos seus clientes, dentro da respectiva rede. O cliente recebe uma sms assim que o número para o qual tentou ligar, mas que estava desligado, ocupado ou sem rede, fica disponível. Para alguns utilizadores, pode ser prático: em vez de tentar ligar várias vezes até conseguir falar com o destinatário, basta esperar pelo aviso.
Este serviço também funciona no sentido inverso: quem tenta ligar-lhe sem sucesso receberá uma mensagem quando o seu telemóvel ficar disponível, desde que tenha a função “autorização de contacto disponível” activa.
As sms enviadas e recebidas com os avisos de que os números estão disponíveis são gratuitas. Estes serviços são activados por defeito. Mas pode desactivá-los, se assim o pretender, para evitar chamadas indesejáveis, por exemplo.
Na TMN, desactiva automaticamente estes serviços, na sua área de cliente, na página da operadora. Em “activação de serviços”, clique em “desactivar” nas opções “contacto disponível” e/ou “autorizar contacto directo”. Também pode fazer a operação a partir do telemóvel.
Ligue gratuitamente do seu aparelho para o 12045 e prima, de seguida, a tecla 9, a tecla 7 e a tecla 1, para desactivar “contacto disponível” ou 2, para desactivar “autorizar contacto disponível”.
Se é cliente da Vodafone, deverá ligar para o 16912, o serviço de apoio ao cliente, e pedir a desactivação dos avisos a um assistente. A chamada custa 20,2 cêntimos.
Em alternativa, marque directamente no teclado do telemóvel *#108*02# e a tecla para fazer uma chamada para desactivar a recepção de sms com a notificação de que o destinatário está disponível; ou *#108*01#, seguido da tecla de chamada, para desactivar o envio de sms quando o seu telemóvel está disponível.
DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor
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