1ª Maratona do Algarve

0
218
Veja imagens deste evento, aqui.

Paulo Soares, do Alturense, foi o vencedor desta prova, seguido de Pedro Pessoa do Praia de Salema.

Paulo Soares gastou 2:34.57 horas, contra 2:36.09 do segundo classificado. Martin Nunes (Bairro Cansado) completou o pódio, com 2.38.13.

Ana Vieira (Alvitejo) foi a vencedora feminina, com 3:28.28 horas, tendo concluído a prova pouco mais de uma centena de concorrentes.

A Maratona do Algarve nasceu da iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Faro, da Associação de Atletismo do Algarve e da Xistarca, empresa especializada em eventos desportivos que é responsável pela organização da Maratona de Lisboa, desde 1986 A campeã olímpica Rosa Mota foi a madrinha desta prova.

Inscrita desde já na Associação Internacional dos Organizadores de Maratonas (AIMS), que congrega mais de três centenas de provas do género em todo o mundo, a Maratona do Algarve nasce no ano em que se comemoram os 2500 anos (490 A.C.) da legendária Batalha de Maratona.

Fazendo jus aos princípios que a caracteriza, a Maratona do Algarve associou-se ao espírito das comemorações do Ano Internacional da Biodiversidade, apresentando-se como uma das primeiras maratonas, em todo o mundo, em que foram adoptadas todo o tipo de práticas que permitiram compatibilizar a eficácia organizativa com a responsabilidade perante o ambiente e a sociedade.

A Maratona teve início às 9 horas na Pista de Atletismo de Faro, desenrolando-se em duas voltas a um circuito que percorreu as principais artérias da cidade e depois se alargou pela parte rural do concelho, passando sucessivamente por Mar e Guerra, Patacão, Bela Salema e Conceição.

Do programa, para além da Maratona (42,195 km), fizeram também parte uma Meia-Maratona, com partida às 10.20 h e a anteceder, às 10.00 h, duas provas de marcha/corrida nas distâncias de 6 000 e 10 000 metros, respectivamente, abertas a toda a população. No total participaram cerca de 500 atletas.

 

{sharethis}

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.