“Segurança Alimentar”

0
228
“Oiço falar várias vezes em microorganismos nos alimentos. Afinal são bons ou maus para a nossa saúde?”

A DECO INFORMA…

Desde a década de 50 que a preocupação com a contaminação dos nossos alimentos por toxinas e bactérias adquiriu suma importância para os responsáveis pela saúde pública e segurança alimentar.

As toxinas que por vezes surgem nos nossos alimentos podem ser o resultado de poluição excessiva ou do desenvolvimento de bactérias que provêem de insectos, animais, solos, poeiras, instrumentos de cozinha mal lavados e até das nossas mãos se não existirem os cuidados de higiene necessários.

Os microorganismos são seres vivos que e dependendo do seu tipo, podem ou não ser prejudiciais para a nossa saúde. Por exemplo os microorganismos que encontramos nos produtos fermentados como o queijo e iogurtes são-nos úteis e não nos provocam qualquer problema de saúde.

Contudo os microorganismos que estão a contaminar os alimentos podem deixar-nos debilitados. Nestas situações podem ocorrer dois tipos de problemas:
Infecção alimentar – consiste na contaminação dos alimentos por microorganismos patogénicos (bactérias, vírus e parasitas) que após a sua ingestão se desenvolvem no intestino e provocam problemas como náuseas, vómitos, dores abdominais, entre outros.

Intoxicação alimentar – neste caso são as toxinas produzidas pelas bactérias, bolores e alguns tipos de algas unicelulares as causadoras do problema. Normalmente os sintomas apresentados são diarreia, febre, dor de cabeça, fraqueza geral, dor abdominal, cólicas e vómitos. Neste caso os sintomas revelam-se mais rapidamente quando comparados com uma infecção alimentar.

Para evitar que situações de contaminação aconteçam a DECO aconselha a:
– Manter sempre a cozinha e todos os utensílios limpos;

– Lavar sempre as mãos sempre depois de ir à casa de banho e sempre que se tocar em alimentos;
– Conservar os alimentos no frigorífico;
– Manter animais domésticos afastados da cozinha;
– Separar os alimentos crus dos cozinhados, bem como os de origem vegetal dos de origem animal.

Aconselhamos ainda a consumir os alimentos bem cozinhados pois desta forma a maioria dos microorganismos prejudiciais para a saúde é destruído.
{sharethis}

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.