Seniores são-brasenses participam num estudo de redução de riscos cardiovasculares

0
316
As doenças cardiovasculares apresentam um carácter multidimensional e graves consequências negativas e directas para o cidadão, para a sociedade e para o sistema de saúde

, pelo que devem ser encaradas como um dos mais importantes problemas de saúde pública. Estas doenças, nomeadamente os acidentes vasculares cerebrais e a doença coronária ou doença isquémica do coração são a principal causa de mortalidade em Portugal, sendo considerada das mais elevadas da Europa e do Mundo, segundo os mais recentes estudos da Direcção geral de Saúde.

Considera o Programa Nacional de Prevenção e Controlo das Doenças Cardiovasculares, da Direcção-Geral de Saúde, ser fundamental “aumentar a prevalência de indivíduos com hábitos regulares de exercício físico, devendo ser esta também uma preocupação da comunidade e do próprio cidadão”.

Tendo presente esta preocupação, a Junta de Freguesia de São Brás de Alportel em conjunto com a Faculdade Motricidade Humana (Universidade Técnica de Lisboa), no âmbito do Mestrado em Exercício e Saúde irá recrutar, junto da população da Universidade Sénior de São Brás de Alportel (projecto conjunto dinamizado pela Câmara Municipal e Junta de Freguesia), um grupo de idosos sedentários que tenham alguma doença ou factor de risco cardiovascular.

Este estudo pretende analisar a influência de um estilo de vida activo, através da aplicação de um programa home based (reconhecido pela Faculdade Motricidade Humana e realizado de acordo com as linhas orientadoras do American College of Sports and Medicine), na melhoria da saúde deste grupo seleccionado.

O estudo é feito durante 3 meses e consiste na aplicação de um conjunto de actividades físicas que devem ser realizadas em casa, integradas ou não nas tarefas diárias dos seniores. Durante este período, os participantes dispõem ainda de um profissional do exercício físico para orientação e esclarecimento de dúvidas.

No final do estudo, os dados serão analisados, de forma a verificar ou não, se a alteração de um estilo de vida sedentário para um estilo de vida activo proporciona benefícios na saúde cardiovascular dos intervenientes.


Fonte: CMSBA

 

{sharethis}

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.