Este espetáculo de dança contemporânea, interpretado pelos alunos do 3.º ano do Curso Profissional de Intérprete de Dança, da Escola Secundária Tomás Cabreira (Faro), marca o início da “primavera Jovem 2011”, um programa de atividades especialmente dedicado ao público jovem, promovido em parceria pela Câmara Municipal e por um conjunto de entidades e associações locais.
Ao longo de três meses, de abril a junho, à dança juntar-se-á a música, a moda e o teatro, mas também o desporto e a aventura, num programa diversificado com múltiplas atividades e iniciativas, numa edição que celebra o Ano Internacional da Juventude.
“Nesta edição, o programa prima pela valorização dos intérpretes locais, com uma presença substancial de grupos e iniciativas dos jovens são-brasenses, num trabalho de parceria que consideramos fundamental. Este não é um programa para jovens, mas acima de tudo, o programa dos jovens”, segundo a Vereadora da Juventude, Marlene Guerreiro.
No próximo dia 14, no Espaço Jovem (localizado no Centro de Apoio à Comunidade e dinamizado pelo projeto @ventura, do Programa Escolhas IV geração, desenvolvido em parceria pela Câmara Municipal, Associação IN LOCO e Agrupamento de Escolas), será apresentado todo o programa de atividades, numa sessão que contará com diversos momentos de animação, protagonizados por jovens, claro está.
Interpretado por um grupo de 7 elementos, o espetáculo apresenta um trabalho coreográfico organizado por alunos intérpretes e coreógrafos, com o apoio dos professores Elisabete Cardoso e Pedro Curado.
Em palco, os intérpretes tentam transmitir através da arte do movimento sentimentos e emoções do quotidiano, numa viagem à evolução do grupo, ao longo do seu percurso de aprendizagem. À energia e mensagem do grupo juntam-se as experiências e as origens de cada elemento, numa mescla de expressões que enriquecem o espetáculo.
Esta iniciativa, organizada pelos alunos de Dança do Curso Profissional de Intérprete de Dança Contemporânea e Departamento de Expressões da Escola Secundária Tomás Cabreira, com o apoio da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, tem por objetivo angariar fundos para apoiar uma Escola adotada de Moçambique, EP1-Ngoanine, através do Projeto “SOS Adoção à Distância – Escolas”, promovido pela AMURT (organização de voluntários privada), a nível nacional. Neste sentido, 50% do valor angariado reverte a favor deste projeto que visa ir ao encontro das necessidades e do desenvolvimento de países do 3º mundo. O restante montante terá como destino a aquisição de vários materiais necessários à concretização do Projeto de Final de Curso dos jovens dançarinos.
Os ingressos encontram-se disponíveis na Galeria Municipal, ou no próprio dia na Bilheteira do Cine -Teatro São Brás, a partir das 20h30.