Dia Mundial do Vizinho em Faro

0
193
Dia do Vizinho programa 1
Dia do Vizinho programa 1Realizam-se no próximo dia 6 de junho, quarta-feira, as comemorações inseridas no “Dia Mundial do Vizinho – A Festa dos Vizinhos”. Faro aderiu uma vez mais à iniciativa promovida pelo CECODHAS. P – Comité Português de Coordenação da Habitação Social, e marcou os festejos para a Praça José Afonso (Carreira de Tiro) com início às 16 horas.

O Dia Mundial do Vizinho começou a ser celebrado há 8 anos com o objetivo de promover o reencontro dos vizinhos e desenvolver laços de amizade e de convívio. Pretende-se desta forma contrariar as relações impessoais e de isolamento que a vida urbana tem incrementado. A iniciativa quer constituir-se como um estímulo e uma oportunidade para contrariar a apatia e funcionar como um espaço de encontro e de socialização. Ficam dados os primeiros passos e caberá depois a cada cidadão dar continuidade a esta relação de boa vizinhança.

Em Faro procurou-se juntar habitantes, associações, instituições, comerciantes, arrendatários de habitação social, em torno de uma confraternização onde os valores da proximidade, solidariedade, fraternidade e tolerância entre todos não faltarão.
Oferece-se uma tarde de convívio onde de certeza não haverá espaço para a indiferença e a solidão. Preconiza-se também fomentar o espírito de entre ajuda para fazer face às dificuldades atuais.

O programa da “Festa dos Vizinhos” em Faro foi feito em conjunto com várias associações, juntas de freguesia, pequenos comerciantes e muitos cidadãos anónimos e além do lanche convívio estão programadas atividades na área da dinamização de grupos, sessões de esclarecimento, música, dança, pinturas faciais, mostra de trabalhos, entre outras.

Consulte o programa completo em: www.cm-faro.pt

Esta Festa surgiu num bairro de Paris em 1990 e o conceito subjacente tem vindo a alastrar-se, primeiro à Europa, tendo Portugal começado a festejar em 2005 e depois um pouco por todo o mundo.

Também em Portugal estas comemorações tem vindo a crescer. Em 2007 o nosso país foi convidado para organizar as comemorações a nível nacional e desde aí a adesão dos municípios e dos cidadãos tem vindo a crescer. Como referência, em 2010 contou-se com a participação de mais de 260 mil pessoas em vários pontos do país.

Fonte: CMF

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui