Tenho encontrado quem já habitou no Algarve, ou passaram férias tencionando ir de novo por essas terras do Sul de Portugal. E quando se fala de vistas e paisagens, inevitavelmente descrevo-lhes acerca do meu lugar de nascimento, Santa Bárbara de Nexe. Nessas encostas nessas alturas dos seus cerros, olhando para a faixa Sul deslumbra-se magnífica vista Oceânica a vários quilómetros de distância mas parecendo perto. A paisagem com vastíssimo ajuntamento de casario, reflete-se à noite num cintilante mar de luzes.
Quem visita o Algarve fica-lhe bem na memória a cor branca que predomina na maioria das casas mesmo na Serra, pelo interior, e no litoral, é uma realidade que vem de antigamente, era tarefa muito das mulheres algarvias noutro tempo, caiavam as casas com o rudimental pincel contribuindo assim grandemente para o símbolo da brancura no Algarve.
E das praias, tão apreciadas e muito valorizadas nesta terra tão primada de Sol nas luzidias e douradas areias escorrem águas em infinitas distâncias de espuma. Evidentemente que o Algarve não é só praias, tem valorosos campos e serras a de Monchique, a do Caldeirão. Da gastronomia, o marisco, as sardinhas, respetivamente nos festivais de Olhão, e Portimão, são grandes atrativos no mês de Agosto.
Mais o património histórico, com Castelos feitos pelos norte-africanos que lá estiveram mais de quinhentos anos, segundo dados históricos de 714 a 1249, e muito relevante no que toca aos descobrimentos de outrora, em que o formador de marinheiros o Infante D.Henrrique é tão divulgado pelo mundo pondo o Algarve em Top Histórico, o que leva muitos estrangeiros e nocionais a visitarem o Promontório de Sagres, e o Cabo de São Vicente, em que moitas, vegetação rasteira, e rochedos, fazem parte da paisagem natural. O mar ao fundo faz-nos pensar nos barcos, nas Velas portuguesas flutuando ao largo há mais de quinhentos anos.
Sendo o Algarve muito valorizado como excelente destino turístico, não é obrigatoriamente só lá ir em Julho ou Agosto, como preferência da maioria, uma boa altura é em Setembro, nas praias há mais espaço, e se for para dar passeios de barco na Ria Formosa, nos barcos há mais lugar. O Algarve, uma Terra digna de ser visitada mesmo em qualquer época do ano em virtude dos ares de natureza Mediterrânea do seu clima.
Ireneu Vidal da Fonseca
Massachusetts
U.S.A.