O que sugerem os estudos?
Quais os pilares da “Dieta Mediterrânica”?
É muito importante o seu consumo diário, pois graças ao seu elevado conteúdo de antioxidantes e fibra podem contribuir, entre outras, para a prevenção de algumas doenças cardiovasculares e alguns tipos de cancro.
6. O pão e outros alimentos à base de cereais devem ser consumidos diariamente: O consumo diário de pão e outros alimentos à base de cereais, como massas, arroz e produtos integrais, é imprescindível devido à sua composição rica em hidratos de carbono. Fornecem uma parte importante da energia necessária para as atividades diárias e, por outro lado, os produtos integrais proporcionam mais fibra, minerais e vitaminas.
7. Consumir diariamente quantidades baixas a moderadas de produtos lácteos: O consumo de leites fermentados, como o iogurte está associado a uma série de benefícios para a saúde porque contêm microrganismos vivos capazes de melhorar o equilíbrio e a microflora intestinal. Por outro lado, há que referir que nutricionalmente os produtos lácteos são excelentes fontes de proteínas de alto valor biológico, minerais (como cálcio e fósforo) e vitaminas.
8. A carne vermelha deve ser consumida com moderação: As carnes contêm proteínas, ferro e gordura animal em quantidades variáveis. O consumo excessivo de gorduras animais não é benéfico para a saúde, pelo que devem ser consumidas em quantidades pequenas, e sempre que possível, magras e como ingredientes de pratos à base de verduras e cereais.
9. Consumir peixe em abundância: É recomendável o consumo de peixe azul, um mínimo de uma ou duas vezes por semana, uma vez que a sua gordura, apesar de origem animal, tem propriedades muito parecidas às gorduras de origem vegetal que possuem propriedades protetoras contra doenças cardiovasculares.
10. Consumir ovos com moderação: são ricos em proteínas de muito boa qualidade, gorduras e muitas vitaminas e minerais, o que faz destes um alimento muito completo. O consumo de ovos três ou quatro vezes por semana é uma boa alternativa à carne e ao peixe.
A água é a bebida por excelência do mediterrâneo. Para além de fazer parte da composição de quase todos os alimentos, a água é fundamental na nossa dieta, sendo recomendável o consumo de pelo menos seis copos diários.
O vinho, tradicional na Dieta Mediterrânica, pode ter efeitos benéficos para a saúde, mas deverá ser consumido, com moderação e à refeição, e no contexto de uma dieta equilibrada.
Cláudia Amálio
Estudante de Dietética e Nutrição
– – – – – – – – – – – – – – – – –
Serviço de Nutrição da Freguesia de Faro
—————————–
Freguesia de Faro (Sé e S. Pedro)
Rua Reitor Teixeira Guedes nº2
Tel: 289 803 416
Fax: 289 803 417
[email protected]
www.uf-faro.pt