Trata-se do World Dance Festival Hello!Schoten que, para a sua 57ª edição, convidou grupos de sete países. Schoten é um município localizado no coração da Bélgica, mais propriamente na província de Antuérpia, região da Flandres.
O site oficial do festival (www.helloschoten.be/) revela que há muitos anos que Portugal não se fazia representar e que se trata da primeira vez que um grupo do Sul é convidado. “Folclore autêntico vindo de um popular destino de férias” assim se refere o site oficial ao grupo algarvio no título da apresentação.
Este festival faz parte do calendário CIOFF® (Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore), organismo internacional com relações formais de consulta com a UNESCO, que reúne mais de 200 festivais de folclore em todo o mundo.
O Grupo Folclórico de Faro, que comemora 85 anos de existência, tem um vasto curriculum de participações no estrangeiro. É uma presença assídua nos principais palcos do folclore no mundo, tendo já levado a bandeira do nosso país a inúmeros festivais realizados em: Espanha, França, Marrocos, Canadá, EUA, Brasil, Itália, Turquia, Suíça, México, Hungria, República Checa, Chipre, Grécia, Rússia e, no ano passado, na Eslovénia.
E no regresso desta viagem quase não haverá tempo para descansar, pois estará perto mais uma edição do FOLKFARO, organização do Grupo Folclórico de Faro. O maior festival internacional de folclore a sul do Tejo e tem a sua Gala de Abertura marcada para 15 de Agosto no Teatro das Figuras, continuando no Largo da Sé e em vários pontos do Algarve, de 16 a 23.
Fonte: GFF