Manicómio na Ordem dos Médicos “2ª edição do Symposium da Loucura”

0
398
Manicomio
  • Segunda parte do ciclo Symposium da Loucura inicia-se com inauguração da exposição da artista plástica Carolina Carvalhal a 28 de abril e termina a 19 de maio com concerto de Inês Homem de Melo 
  • O Symposium conta com oito encontros artísticos, entre exposições individuais, mostra de videoarte, concerto e conferências
  • O Symposium da Loucura é uma mostra artística e um encontro entre médicos e loucos em torno do tema da saúde mental

Ciclo Symposium da Loucura prossegue com a artista-revelação do Manicómio, Carolina Carvalhal. 

Diabo, mãe, ressurreição, morte. Cores, feminismo, desespero. Tudo é forte no universo de Carolina Carvalhal, a mais recente artista Manicómio a expor na galeria da Ordem dos Médicos – Região do Sul. 

Sobre o trabalho de Carolina Carvalhal e sobre esta exposição, Sandro Resende, diretor artístico do Manicómio, afirma:

“É incontornável não falar de culpa no trabalho da Carolina. A culpa de ser mulher, mãe, a culpa do medo e da desilusão. E ao mesmo tempo a culpa faz parte da humanidade, da condição feminina. Aqui, a culpa transforma-se em dignidade. Um hino à mulher”.

As mulheres são a peça central desta segunda etapa do Symposium da Loucura. Além da exposição da artista plástica Carolina Carvalhal, patente até 19 de Maio de 2022, a exposição vai encerrar com um concerto da cantora-psiquiatra Inês Homem de Melo. 

O Symposium da Loucura é uma mostra artística e um encontro entre médicos e loucos em torno do tema da saúde mental.

O Manicómio é o primeiro espaço de criação de Arte Bruta em Portugal, onde conjuga a criação e a aproximação dos artistas residentes que experienciam doença mental ao público. Este espaço abriu no início de 2019 e conta com mais de 15 exposições organizadas em apenas três anos em Portugal e no estrangeiro, e vários prémios como a distinção de mérito do Ministério da Saúde e o estatuto de interesse cultural atribuído pelo Ministério da Cultura. Lançou em 2020, em parceria com a Direção-Geral das Artes, o Programa de Apoio em Parceria – Arte e Saúde Mental, o primeiro do género em Portugal. 

Carolina nasceu em 1984, no Rio de Janeiro, Brasil. Mulher, filha e mãe brasileira, com raízes paternas fincadas em terras portuguesas e vida desenvolvida através de um oceano de interpretações. Desde criança, os seus caminhos foram constantemente interpelados pela expressão artística. Licenciou-se em Comunicação Visual na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e trabalha como ilustradora e artista plástica em várias linguagens e media.

Utiliza técnicas que vão desde a tinta guache, o pastel seco, a tinta acrílica e o giz de cera e suas temáticas abordam maioritariamente temas femininos e políticos, como a maternidade, a imigração e as questões das minorias.

Datas Symposium da Loucura:

Exposição artes plásticas / Carolina Carvalhal – 28 Abril a 19 Maio 2022

Concerto Inês Homem de Melo – 19 Maio 2022

Exposição artes plásticas / Filipe Cerqueira – 2 Junho a 30 Junho 2022

Performance Gastronómica / JOS* – 30 Junho 2022

Exposição artes plásticas / Micaela Fikoff – 29 Setembro a 10 Outubro 2022

Conferência “Symposium da Cura” – 10 Outubro 2022 

Manicómio SRManicomio