EPIS | Novo podcast sobre bem-estar mental e o seu efeito no aproveitamento escolar

0
168
EPIS-Bem-Estar-Mental
  • Podcast sensibiliza para a importância do bem-estar mental nas crianças e nos jovens;
  • Com lançamento quinzenal, os seis episódios têm 25 minutos e são conduzidos pela radialista Joana Cruz;

O podcast “Por ti” que vem desmistificar e sensibilizar para a importância da prevenção do bem-estar mental entre crianças e jovens estreou esta semana o seu terceiro episódio. Lançado pela Zurich Portugal, ganha o mesmo nome do programa escolar que a seguradora criou e que a EPIS – Empresários Pela Inclusão Social em parceria com a Unidade de Psicologia Clínica Cognitivo – Comportamental (UPC³) da Universidade de Coimbra, estão a implementar nas escolas.

Disponível no site da Zurich Portugal, a série conta com seis episódios conduzidos pela animadora de rádio Joana Cruz que entrevista especialistas e psicólogos, mas também professores e jovens para falar de bem-estar e da forma como este influencia e afeta o desempenho escolar.

O episódio que estreou esta semana, conta com a participação de Ana Rita Martins, Psicóloga Clínica e membro da Unidade de Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental da Universidade de Coimbra, e Carla Capítulo, Claims Governance & Quality Assurance Analyst da Zurich.

Este terceiro episódio explora o papel determinante que todos podemos assumir enquanto agentes de mudança na promoção do bem-estar mental e  junta-se aos dois já disponíveis: o primeiro, sob o título “Bem-estar mental e o caminho para a felicidade”, onde a Head of Sustainability and Talent da Zurich Portugal, Liliana Silva, e o Diretor-geral da Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social, Diogo Simões Pereira, desmistificaram conceitos e destacaram o papel vital do  “Por ti – Programa de Promoção de Bem-estar Mental nas Escolas” nas comunidades escolares e o segundo episódio, intitulado “O que dizem os mais novos?”, onde dois jovens do 3.º ciclo do ensino básico, Esther e Manuel, partilharam a sua visão sobre bem-estar mental, depois de participarem no programa “Por ti”.

Estes episódios estão disponíveis nas principais plataformas de streaming: Apple Podcast, Google Podcast, Spotify e Youtube. Nos dias 1, 15 e 29 de maio, estreiam novos temas e conversas que irão continuar a desmistificar o bem-estar mental.

Programa de Promoção de Bem-estar Mental nas Escolas

O “Por ti – Programa de Promoção de Bem-estar Mental nas Escolas” tem como objetivo preparar melhor as comunidades escolares através do desenvolvimento de competências de regulação emocional que contribuam para estilos de vida mentalmente mais equilibrados. Está a ser implementado desde o ano letivo 2022/2023 e já impactou positivamente mais de 40 mil jovens, mais de 3500 professores e auxiliares e mais de 1200 famílias, de mais de 60 concelhos.

Em funcionamento um pouco por todo o país, este programa compreende duas fases de implementação. Na primeira fase realizam-se workshops psicoeducativos direcionados aos alunos, que procuram a consciencialização dos jovens para o bem-estar mental e a necessidade de estar alerta para entender diversos sinais e sintomas, quer nos próprios, quer nos outros. Na segunda fase, implementam-se programas de intervenção para dois grupos distintos: um para adolescentes e outro para professores. No caso dos adolescentes, o foco está na promoção de estratégias de regulação das emoções, enquanto que, para os professores, o objetivo passa pelo reforço das estratégias de regulação das emoções na perspetiva desta profissão, promovendo o recurso à regulação adaptativa das habilidades emocionais.

O sucesso da implementação do “Por ti” – financiado pela Z Zurich Foundation, gerido pela Zurich Portugal e implementado pela EPIS – Empresários Pela Inclusão Social em parceria com a Unidade de Psicologia Clínica Cognitivo – Comportamental (UPC³) da Universidade de Coimbra – foi determinante para o surgimento deste podcast, que pretende despertar consciências do público em geral, através da experiência e perspetiva dos diferentes convidados.

LPM