ISQ | Protocolo com o Banco Alimentar para Apoiar este Projeto

0
80
ISQ-Protocolo-BA

No âmbito das suas atividades de responsabilidade social, o ISQ acaba de assinar um protocolo com o Banco Alimentar contra a Fome (BA) e irá apoiar esta instituição de solidariedade social ao nível da calibração e verificação de equipamentos utilizados na sua operação como é o caso de balanças, equipamentos de carga, equipamentos elevatórios e câmaras frigoríficas.

A ação dos Bancos Alimentares assenta na gratuitidade, na dádiva, na partilha, no voluntariado e no mecenato e o Banco Alimentar desempenha um papel fundamental na luta contra a fome e na promoção da solidariedade em Portugal, contando com o apoio de milhares de voluntários e doadores em todo o país.

Nesta perspetiva, e “no âmbito da nossa política de solidariedade social consideramos que faz todo o sentido prestar o nosso apoio gratuito em atividades que são uteis e necessárias ao bom funcionamento do Banco Alimentar”, realça Pedro Matias, Presidente do ISQ.

É fundamental que a sociedade civil se mobilize e ajude a promover a justiça social, a reduzir o desperdício de alimentos para os entregar a quem mais precisa, a melhorar a saúde das comunidades e a fortalecer os laços dentro da sociedade. Ao redistribuir alimentos excedentes, evitando o desperdício, o Banco Alimentar contribui para práticas mais sustentáveis ​​no sistema alimentar, alinhando-se com objetivos ambientais e económicos mais amplos”, complementa Pedro Matias.

A calibração dos equipamentos do BA irá permitir precisão e confiabilidade nas medições, ajudando a evitar erros.Por outro lado, garante a conformidade regulamentar bem como o controlo de qualidade dos produtos e processos para além da eficiência operacional, evitando medições imprecisas. “O Banco Alimentar tem hoje um nível de profissionalismo muito grande e por isso tem de agir no estrito cumprimento das Leis e das mais exigentes normas e regras e por isso o ISQ está ao lado do mesmo para ajudar neste processo”, conclui Pedro Matias, Presidente do ISQ.

Do Banco Alimentar saem todos os dias 40 toneladas de alimentos para instituições de solidariedade social da Grande Lisboa, sendo hoje o segundo maior da Europa. Da sua rede fazem parte 21 bancos a nível nacional. O BA apoia 380 instituições num total de 80 mil pessoas, só na área da Grande Lisboa, sendo que 4% da população nacional recebe bens do Banco Alimentar.

Na sua missão de luta contra o desperdício, o Banco Alimentar implementa um sistema de separação de resíduos orgânicos e de compostagem, o que permite o aproveitamento total das doações, reduzindo ao máximo as perdas.

De realçar ainda que o Banco Alimentar esteve na génese da criação da “Entrajuda”, instituição que promove a economia circular e a sustentabilidade através de um Banco de Bens Doados. Recuperam, reduzem, reutilizam e reciclam bens e equipamentos que de outra forma seriam destruídos. Caso de roupa de criança, roupa de casa, calçado, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza para a casa, equipamentos em fim de vida (computadores, eletrodomésticos), entre muitos outros. No fundo, distribuem bens e equipamentos que permitem equipar as Instituições, melhorar as condições de vida das famílias e promover a economia circular. Contribui-se assim para a racionalização de recursos e a proteção do ambiente. 

Presente em 14 países e com 7 escritórios em Portugal, o ISQ apoia os seus clientes na redução do risco, melhoria do desempenho operacional e aumento de competitividade.

A atividade desenvolvida é suportada por uma rede de Empresas do Grupo, um conjunto de Laboratórios Acreditados e equipas multidisciplinares que ajudam os clientes a alinhar os seus objetivos de negócio com a regulamentação e normas aplicáveis e no cumprimento das suas metas nas áreas da qualidade, segurança, gestão de ativos e responsabilidade ambiental e social.

Indústria, Tecnologia e Inovação são as premissas que pautam o trabalho desenvolvido pelo ISQ, que contabiliza já mais de 500 projetos internacionais de Inovação e mais de 17.000 cursos de formação profissional.

O ISQ dá suporte ao desenvolvimento e inovação na indústria a uma escala global, com soluções de serviços para os setores de Oil & Gas, Energia, Aeronáutica e Aeroespacial, Indústria de Processo, Saúde, Mobilidade e Smart Cities, Transportes e Infraestruturas e Agroindústria.

ISQ