‘Red Seagull’ Encerra Missão de Colaboração em Cabo Verde e Estabelece Parceria com ENAF-Salva

0
639
Red-Seagull-Cabo-Verde-2

Associação Algarvia de Prevenção Aquática Investe 5 Meses de Formação nas Ilhas Cabo-verdianas, Impulsionando Desenvolvimento Sustentável e Oportunidades Económicas

Após uma jornada de 5 meses nas ilhas de Cabo Verde, a Red Seagull, uma associação portuguesa dedicada à prevenção aquática, concluiu o seu trabalho e colaboração com diversas entidades, destacando a parceria estratégica com a ENAF-Salva, a maior escola de natação deste arquipélago. O objetivo da parceria é promover e desenvolver a segurança aquática nas ilhas cabo-verdianas e contribuir para o desenvolvimento da economia azul.

Durante o último mês, a equipa da Red Seagull esteve na ilha de São Vicente, onde realizou formações de segurança aquática nas vilas piscatórias de Calhau e São Pedro. Formações essas conduzidas em colaboração com a escola local de natação, com o objetivo de conscientizar e dotar os residentes locais com conhecimentos básicos essenciais sobre segurança na água.

O trabalho de salvamento aquático e a promoção da segurança nas águas desempenham um papel fundamental na economia azul, especialmente em regiões como Cabo Verde, onde o mar desempenha um papel central na vida das comunidades locais. Ao investir em programas de formação e conscientização em segurança aquática, organizações como a Red Seagull e a ENAF-Salva visam preencher uma lacuna crucial na conscientização e na formação nesta área, onde é fundamental que as comunidades locais, altamente dependentes do mar para sua subsistência e lazer, estejam devidamente preparadas para lidar com situações de emergência aquática.

Portanto, a colaboração entre a Red Seagull e a ENAF-Salva não apenas salva vidas e protege o meio ambiente marinho, mas também contribui diretamente para o crescimento econômico e a resiliência das comunidades costeiras em Cabo Verde, alinhando-se assim aos princípios e oportunidades da economia azul. Essas iniciativas não só fortalecem a segurança aquática, mas também impulsionam um desenvolvimento sustentável e criam novas perspetivas para as comunidades locais, promovendo um futuro mais seguro e próspero para todos.

Ao finalizar sua missão de colaboração, a Red Seagull expressou sua satisfação em contribuir para o fortalecimento da segurança aquática em Cabo Verde e destacou a importância da parceria com a ENAF-Salva para alcançar esse objetivo. Por sua vez, a ENAF-Salva reiterou seu compromisso em continuar a investir em programas de formação e conscientização, alinhando-se assim aos princípios e oportunidades da economia azul. Garantindo não só o fortalecimento da segurança aquática, mas também o impulsionar de um desenvolvimento sustentável – criando novas perspetivas para os profissionais locais, gerando empregos e empreendedorismo nas áreas relacionadas, como instrutores de natação, salva-vidas e técnicos em segurança marítima, promovendo assim um futuro mais seguro e próspero para as comunidades cabo-verdianas.

Esta colaboração entre a Red Seagull e a ENAF-Salva representa assim um passo significativo na promoção da segurança aquática e no empoderamento das comunidades costeiras em Cabo Verde. Espera-se que as atuais e iniciativas vindouras tenham um impacto positivo na prevenção de incidentes aquáticos e também na preservação da vida marinha em torno das belas ilhas do país.

Red Seagull

Red Seagull – Encerra Missão em Cabo Verde

Red-Seagull-Cabo-Verde-5
Red-Seagull-Cabo-Verde-3
Red-Seagull-Cabo-Verde-4
Red-Seagull-Cabo-Verde-6
Red-Seagull-Cabo-Verde-1
Red-Seagull-Cabo-Verde-2
Red-Seagull-Cabo-Verde-5 Red-Seagull-Cabo-Verde-3 Red-Seagull-Cabo-Verde-4 Red-Seagull-Cabo-Verde-6 Red-Seagull-Cabo-Verde-1 Red-Seagull-Cabo-Verde-2