Teresa do Rosário Barroso Tapadas nasceu a 10 de Maio de 1977, tendo o fado surgido por acaso na sua vida. A cantora de Riachos começou no coro da igreja, passou pelo rancho folclórico e por um grupo de música popular portuguesa antes de chegar à chamada “canção nacional”. A carreira musical não foi uma coisa planeada, surgiu espontaneamente. Pertenceu também ao “Nozyvozes”, um grupo de amigos que se juntava pela paixão à música e tocava em bailes e espectáculos de beneficência. No grupo, costumava interpretar o fado do embuçado ao som de duas violas. Até concluir a licenciatura em administração pública e autárquica, em 2001, a carreira artística foi sempre relegada para segundo plano.
No ano 2000, a artista assumiu especial notoriedade televisiva, participando na Homenagem a Amália Rodrigues, recebendo nesse ano a nomeação como “Voz Revelação do Fado” pela Casa da Imprensa e Jornal de Notícias. O ano de 2004 foi de afirmação para a fadista, com o lançamento do seu primeiro CD a solo, “Meu Grão de Paraíso”, que consagrou a artista como verdadeira estrela nacional, com grande projecção na sua carreira internacional.
Desde então, Teresa Tapadas actuou em salas e teatros por todo o país, tendo oportunidade de trabalhar com alguns artistas nacionais como Dulce Pontes e Rui Veloso e participando em festivais e espectáculos na Alemanha, Grécia, França e Holanda.